Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Centro de Zoonoses faz balanço de suas atividades


30/12/2009 - 11:19




Assessoria de Imprensa da Saúde

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas divulgou esta semana o balanço de produção total do serviço que realizou em 2009. O documento inclui ações com pequenos e grandes animais, atividades relacionadas à fauna urbana, atuações em área de risco no combate à dengue e desenvolvimento do laboratório de entomologia (insetos).

Com relação à fauna urbana, foram efetuadas 622 ações que incluem trabalhos de orientação na comunidade, desalojamento, orientação e captura de morcegos com encaminhamento para exames. De acordo com o CCZ, os exames em cinco destes animais foram positivos para raiva.

No combate à dengue, o CCZ lista um total de 6.009 imóveis nebulizados e 2.879 visitas para trabalho em pontos de risco. Além disso, com relação aos pequenos animais, foram realizadas 689 capturas, 293 castrações e 343 doações. A coordenadora administrativa do CCZ, Adriana Monteiro Beraldo, explica que não é possível destacar qual das ações tem mais importância. “São todas ações de urgência”, explica.

No que diz respeito aos grandes animais, foram efetuadas 128 capturas, 166 deslocamentos, 60 atendimentos clínicos, 59 doações e 150 orientações por telefone, sem deslocamento de equipes, além de outros procedimentos.

“Recolher um animal mordedor não deixa de ser uma ação importante já que, quando fazemos isto, estamos impedindo que este animal ataque alguém. Da mesma forma, a nebulização de um imóvel, para controle da dengue, é uma ação de essencial, como também é fundamental a recolher um morcego e enviá-lo para sorologia (teste) que detecta se ele tem raiva”, disse a coordenadora administrativa do Centro.

As ocorrências que envolvem abandono de animas, segundo Adriana, têm na média um aumento de 30 a 40% no período das férias. “Muitas pessoas vão viajar e acabam abandonando seus cachorros nas ruas”, informa Adriana. De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais no Brasil (Lei número 9.605/98), quem “praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” está sujeito à pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. O abandono de animal doméstico, segundo Adriana, está contemplado em maus tratos.

Conscientização

O Centro de Controle de Zoonoses de Campinas tem, ao longo dos últimos anos, incrementado suas ações no sentido de conscientizar a população sobre a importância da posse responsável e da vacinação por meio de palestras em escolas, publicação do guia do proprietário responsável, além de campanhas de adoção.

Atuação do CCZ

O CCZ ainda mantém em suas dependências um posto fixo de vacinação contra a raiva durante o ano inteiro, efetua coleta e encaminhamento de amostras para diagnóstico laboratorial da raiva, orientação a profissionais de saúde na avaliação de animais e acidentes causados pelos mesmos, realização de bloqueio de focos de raiva e observação clínica para animais suspeitos de raiva e outros tipos de zoonoses.

No controle de roedores e da leptospirose, o CCZ atua na orientação à população, nas atividades conjuntas com equipes dos Distritos de Saúde e Centros de Saúde do município, no controle químico de roedores em estabelecimentos públicos e áreas públicas, na coleta e encaminhamento de material para diagnóstico laboratorial e, também, no atendimento personalizado aos munícipes mediante solicitação ao Serviço 156.

O Centro de Controle de Zoonoses também desenvolve o controle da população de animais peçonhentos e animais da fauna incômoda (baratas, formigas, escorpiões etc.) por meio da avaliação do local, correção de fatores predisponentes ao surgimento de animais peçonhentos e outros insetos, orientação de medidas preventivas e corretivas à população e aplicação de saneantes domissanitários (inseticidas e desinfetantes de uso doméstico) em estabelecimentos públicos e áreas com infestação de vetores.

O CCZ realiza ações para controle de quirópteros (morcego) por meio da conscientização da população com relação à importância ecológica dos morcegos, divulgação dos riscos de transmissão da raiva e outras zoonoses, identificação de espécies e mapeamento de colônias no município, avaliação laboratorial para diagnóstico do vírus da raiva de espécimes encontrados em condições anormais, atividades educativas junto a escolas e comunidades de bairro e remoção de colônias em estabelecimentos públicos (quando indicada).

Além disso, os técnicos deste Centro de Controle de Zoonoses têm atuado ativamente no controle e orientação à população e profissionais de saúde acerca das zoonoses emergentes como a febre maculosa, leishmaniose, febre amarela, entre outras. O Centro de Controle de Zoonoses tem como meta atender prontamente às solicitações de toda a população, priorizando sempre a qualidade das informações transmitidas e a preocupação com o meio ambiente e com a saúde da população. O CCZ é uma unidade da Secretaria Municipal da Saúde e está vinculada administrativamente e tecnicamente à Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

O Centro de Controle de Zoonoses fica na Rua das Sapucaias, 115, Vila Boa Vista. Para saber mais sobre este serviço público a população pode visitar a página do CCZ na Internet no endereço eletrônico http://ccz.campinas.sp.gov.br ou fazer contato pelo telefone 3245–1219.