17/12/2014 - 15:24
O mosquito da dengue, o Aedes aegypti, é difícil de ser combatido. O recolhimento de recipientes precisa ocorrer antes do período das chuvas e ser objeto de uma atuação constante. Nesta entrevista à jornalista Juliana Guidolin, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas, o biólogo Ovando Provatti, da Vigilância em Saúde Norte de Campinas explica um pouco da biologia e do comportamento deste mosquito; ressalta a importância da implantação de ações permanentes por parte do Poder Público; e reforça a necessidade, por parte da população, da adoção de medidas que promovam um ambiente seguro, livre de criadouros.
Qual a biologia do mosquito? Quanto tempo um ovo pode ficar no meio ambiente aguardando água para se proliferar? Quantos ovos uma fêmea pode botar?
Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do A. Aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro, uma vez que a competição de larvas por alimento (em um mesmo criadouro com pouca água) consiste em um obstáculo ao amadurecimento do inseto para a fase adulta. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.
O ovo tem um milímetro de tamanho e é escuro, ou seja, é bastante pequeno e difícil de ser visualizado, especialmente em pratos de plantas, pneus, superfícies escuras. Como há um muco ao redor do ovo, ele adere à superfície e para eliminá-lo é necessário esfregar esses recipientes.
O embrião que fica dentro do ovo fica viável, ou seja, pode eclodir (nascer) por até 15 meses no primeiro contato com a água ou com vapor de água. Uma fêmea pode botar cerca de 120 ovos.
Apenas a fêmea infectada transmite a doença? Porque a dengue pode se tornar epidemia?
Sim, apenas a fêmea. A dengue pode se tornar uma epidemia porque a fêmea infectada vive por 30 dias e precisa de 3 a 3,5 miligramas de sangue para que seus ovos amadureçam. Enquanto ela não consegue essa quantidade, ela segue picando pessoas. Como ela tem hábitos diurnos, ou seja, pica as pessoas durante o dia, é normal que sejam afugentadas, tocadas antes de conseguirem a quantidade de sangue de uma mesma pessoa. Portanto, uma fêmea pica várias pessoas. Se ela estiver infectada, vai espalhar o vírus para várias pessoas seguidamente.
É verdade que o mosquito só pica durante o dia? Existe um horário em que este inseto tem mais atividade?
Sim, ele é um mosquito diurno e sua atividade é orientada pela presença de luz. Porém, essa luz pode ser natural (sol) ou artificial (lâmpadas). Em um domicílio com luz artificial disponível, ele continua em atividade.
Normalmente, o começo da manhã e o final da tarde, períodos em que as temperaturas são menores, são os de maior atividade para picar. No restante do dia, o mosquito continua em atividade. O Aedes aegypt voa próximo ao chão, porém pode chegar à cobertura de um prédio via elevador.
Ele é pequeno e não despende energia para se deslocar, ele pega muita carona.
O mosquito vive próximo de onde nasce. É comum ele nascer no quintal e continuar por ali. Desta forma, é imprescindível manter o ambiente livre de criadouros.
O mosquito se prolifera apenas em água limpa? Ou ele também pode se proliferar em água suja? Água com barro/ lodo é propícia para a proliferação de dengue?
O mosquito gosta de água parada. Antigamente, quanto se falava em água suja era água de esgoto. Mas, água com xaxim, com folha é excelente para o mosquito. Toda água parada deve ser eliminada.
Qual é o principal criadouro de dengue hoje em Campinas? Porque o mosquito tem preferência por determinados criadouros?
O Aedes divide os ovos dele em todos os criadouros que estiverem disponíveis. Existem alguns criadouros que protegem o ovo e se constituem em ambiente propício, como as caixas d’água e os pneus. Porém, ele também usa o que tem muito disponível no ambiente, como prato de planta, ralos.
É verdade que o mosquito pode picar através de calças e mangas compridas?
Sim. Ele pica sobre a calça, sobre a manga. É bastante comum.
Inseticida em aerosol mata o mosquito da dengue?
Qualquer inseticida mata o Aedes aegypit, porém a fêmea, após se alimentar, diminui a atividade e acaba “se escondendo” atrás de cortinas, embaixo de mesas, camas. Portanto, ela não está voando para o inseticida atingi-la. O inseticida deve ser aplicado debaixo das mesas, camas, atrás das geladeiras.
Qual a melhor forma de proteger o ambiente, além de cuidar do espaço para que ele não tenha criadouros? A colocação de telas ajuda?
A melhor forma, como já dito, é eliminar criadouros. A tela na janela ajuda muito. O mosquito é intradomiciliar, ela vai estar dentro da sua casa para se alimentar. A trama da tela deve ter a trama menor que 1 milímetro para que o mosquito não entre.
Qual a diferença entre a dengue e a chikungunya?
O vetor é o mesmo, sendo que o Albopictus também transmite o chikungunya. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
Isso muda alguma coisa no combate?
No combate não, pois é o mesmo vetor. Portanto, eliminar os criadouros continua sendo o mais importante no combate às duas doenças.
A chikungunya pode matar, assim como a dengue?
Sim, a chikungunya pode matar.
Qual o papel da Prefeitura no combate ao mosquito? E o da população?
O papel do poder público é o de cuidar da limpeza e organização da cidade. Também cabe sensibilizar a população, difundir a informação de forma correta, criando multiplicadores nas comunidades. E trabalhar de forma integrada de forma intersetorial, além de dar exemplo nos prédios e espaços públicos. A população tem que cuidar dos seus espaços, ser fiscalizador e cobrar a participação de seus vizinhos e de sua comunidade.
A dengue e a chikungunya se constituem em problema coletivo e, como tal, tem que ser combatido de forma compartilhada pelo poder público e população. Se um deles não fizer sua parte, não há controle efetivo.
Se eu detectar um local com criadouro, o que devo fazer?
Há criadouro que vai ser possível eliminar, removendo do ambiente e destinando de forma adequada e responsável para a coleta seletiva. A maioria desses criadouros são potencialmente recicláveis. Se não é possível a eliminação, é preciso inviabilizar cobrindo, virando, furando, guardando da chuva, telando a caixa d’água e o vertedouro (ladrão).
Se o criadouro estiver em um local fechado, com um responsável, é preciso tentar conversar com este responsável para que ele faça sua parte.
Caso não seja possível manter contato, a orientação é buscar auxílio no atendimento por meio do 156, que pode ser feito de forma anônima, notificando o local onde a pessoa avistou o criadouro.
De preferência as pessoas devem ser proativas, e não meros denunciantes.
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados