Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Seminário deu início ao processo de revisão do Plano Diretor de Campinas


11/12/2014 - 14:31




 O seminário “Novo Plano Diretor Estratégico – Reflexões e Críticas” deu início, na tarde da última quarta-feira, 10 de dezembro, ao processo de debates sobre a revisão do Plano Diretor da cidade. O objetivo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) é criar um conjunto de conhecimento e conceitos para um amplo debate. O evento ocorreu no Salão Vermelho do Paço Municipal.

 

De acordo com o secretário da Seplan, Fernando Pupo, o tema atrai interesse dos diversos setores da sociedade, porque o Plano Diretor é um instrumento fundamental que estabelece os princípios para o desenvolvimento urbano e rural do município. “Prova disso, é o número de participantes do evento, próximo a 200 pessoas, que expressa a importância e o interesse dos diversos setores da sociedade”, ressaltou.

 

O seminário contou com a presença do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, representantes de várias secretarias municipais, dos presidentes da Sanasa e da Ceasa, respectivamente, Arly de Lara Romeo e Mário Gadioli, de vereadores do município, empresários e demais interessados na temática.

 

Temas

O Plano Diretor frente às transformações recentes na estruturação urbana” foi o tema abordado pelo arquiteto e urbanista Eduardo Nobre. Para ele, Campinas é uma cidade com economia bastante desenvolvida e potencialidade muito grande para continuar esse desenvolvimento econômico, mas com questões bastante complicadas de precariedade urbana que precisam ser tratadas.

 

O grande desafio é ordenar de fato o crescimento da cidade para evitar que se ocupe áreas que não devam ser ocupadas, considerar questões referentes ao patrimônio histórico, a mobilidade urbana com incentivo ao transporte coletivo e outras alternativas. E, o Plano Diretor deve ser o grande instrumento para se trabalhar todas essas questões”, falou.

 

A arquiteta e urbanista Elisabete França abordou “O Plano Diretor e a integração entre habitação e infraestrutura”. De acordo com ela, a habitação define territórios e, portanto, é uma componente fundamental na elaboração do Plano Diretor que precisará enfrentar locais de moradia sem infraestrutura ou a falta de mobilidade.

 

O desafio sempre será o de como resolver esse drama urbano, de como as pessoas se locomovem de casa para o trabalho e de volta pro bairro. Neste sentido é necessário deixar a setorização de lado e elaborar um plano integrado que discuta habitação, mobilidade, saneamento, entre outras políticas.

 

Plano Diretor Estratégico

 

O Novo Plano Diretor Estratégico tem como objetivo central orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, o direito à cidade e à cidadania e a gestão democrática da cidade. Para atingir esses objetivos é necessário fortalecer a participação popular nas decisões dos rumos da cidade.

 

O caráter estratégico é porque não se limita ao seu horizonte de revisão, mas vai além, para pactuar uma nova legislação que tenha condições de ser aplicada, para que possamos construir uma cidade melhor da que temos hoje, com condições e qualidade de vida cada vez melhores para o conjunto da população de Campinas”, argumentou Pupo.

 

Na ocasião, a diretora do Departamento de Planejamento (Deplan/Seplan), Carolina Baracat, informou aos presentes que, a partir do dia 15 de dezembro, será disponibilizado o aplicativo “Participa Campinas” para tablet e smartphone, que está sendo desenvolvido pela Informática dos Municípios Associados (IMA). “Nossa ideia é facilitar a participação do cidadão que poderá acompanhar e participar do processo de revisão da Legislação Urbanística do município, por intermédio de tecnologia adequada que facilita o acesso a todos”, disse. Todo esse processo ocorre com a participação da sociedade civil organizada.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Participantes observam projeção em telão | Crédito: Carlos Bassan

Participantes observam projeção em telão

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Técnicos discutem Plano Diretor com presentes | Crédito: Carlos Bassan

Técnicos discutem Plano Diretor com presentes

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Fernando Pupo | Crédito: Carlos Bassan

Fernando Pupo

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Público acompanha discussões | Crédito: Carlos Bassan

Público acompanha discussões