Prefeito entrega medalhas para alunos premiados em Olimpíada de Astronomia

24/11/2014 - 15:30

Hoje é um dia em que Campinas está muito orgulhosa”. A afirmação do prefeito Jonas Donizette foi dedicada aos 30 alunos da rede municipal de ensino que, na manhã desta segunda-feira, foram homenageados por sua participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A atividade, realizada pelo Ministério das Ciências e Tecnologia, rendeu para os alunos medalhas e certificados.

Uma cerimônia para a entrega dos prêmios foi realizada no saguão do Paço Municipal e contou com a participação do Secretário de Educação interino, Julio Antonio Moreto, do astrônomo Júlio Lobo, além de vereadores e representantes regionais da Educação, pais de alunos e professores.

Hoje é um dia de alegria e temos de marcar esta data como algo muito importante. Estamos aqui para reconhecer os esforços de todos os nossos alunos, não apenas aqueles que foram premiados, mas também os que participaram”, disse o prefeito Jonas Donizette. Após a cerimonia, foi servido um café da manhã aos convidados.

O prêmio

Nas aulas de astronomia na Escola Municipal 'Padre Francisco Silva', na Vila Castelo Branco, em Campinas, alunos do 1ª e 5ª ano produziram foguetes com canudos e garrafa pet. O sucesso foi tanto que a criação de André Gomes Peixoto, Arthur Pierone e Jonathan Sampaio, realizada em sala de aula, conquistou medalhas e certificação na Mostra Brasileira de Foguete.

Há 15 anos, uma aluna da rede, durante uma visita a uma escola, me disse que queria ser astrônoma. Hoje, com 27 anos, ela se formou em Astronomia, se especializou e foi contratada pela Nasa. Quem sabe entre vocês há alguém que queira ser um astrônomo e trabalhe na Nasa ou no Inpe. Incentivos para isso nós temos. Campinas tem o terceiro maior Observatório do mundo”, disse o astrônomo Júlio Lobo.

Assim como estes três alunos que foram reconhecidos pelo foguete que criaram, o colega de escola e estudante do 3ª ano do Ensino Fundamental, Rodrigo Rodrigues Dinis Teixeira, também se destacou. Ele ficou entre os 20 campineiros que conquistaram uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). "Fiquei muito feliz com a premiação. Eu me esforcei muito para conseguir", comemorou Rodrigo.

Em Campinas, participaram desta edição do campeonato 3.177 estudantes, de 45 escolas, entre particulares e públicas.

A premiação para o quarteto de estudantes da Emef Padre Francisco Silva e de outros 26 alunos da rede municipal de ensino também foi reconhecida pelo secretário de Educação interino, Julio Antonio Moreto. “Essa Olímpiada foi a possibilidade de ampliar o conhecimento aprendido em sala de aula. Quero parabenizar todos os nossos alunos e professores e incentivá-los a participar de mais olímpiadas como as de Matemática, História, Língua Portuguesa...”, comentou o secretário.

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, a 17ª edição da OBA, contou com a participação de mais de 772 mil estudantes, de 8.648 escolas de todo o país. No estado de São Paulo, foram quase 221 mil alunos de 2.376 escolas. Estão aptos a participar alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o último do Ensino Médio.

No caso da OBA, o processo consiste na aplicação de uma prova. Já para a Mostra Brasileira de Foguetes, os alunos desenvolvem foguetes, em diferentes categorias. São contemplados aqueles que atingem o melhor alcance.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito cumprimentou participantes da Olimpíada | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito cumprimentou participantes da Olimpíada

Crédito: Fernanda Sunega