Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeitura remove 1,2 mil toneladas de entulhos no Jardim Bassoli


19/11/2014 - 17:06




 

 

A Secretaria de Serviços Públicos removeu mais de 100 caminhões de entulhos e outros materiais de uma área de 500 metros quadrados no Jardim Bassoli, na região Sudoeste de Campinas, durante o mutirão contra a dengue iniciado nesta terça-feira, 18 de novembro.

 

 

O trabalho integra a programação do 'Mês D contra a Dengue', desencadeada esta semana pela Prefeitura. Até agora, aproximadamente 1.200 toneladas foram levadas do logradouro, que fica ao lado do CDHU, para a Unidade Recicladora de Materiais (URM), onde terão a destinação correta. O mutirão deve durar pelo menos até o início da próxima semana.

 

 

Mais de 200 homens estão envolvidos nos trabalhos, que contam com o suporte de 30 equipamentos de grande porte, entre máquinas e caminhões. Além desta área ao lado do CDHU, outras no mesmo Jardim Bassoli, nos jardins Sírius e Florence e no Parque Floresta-II, todas na região Sudoeste, também estão contempladas no mutirão.

 

 

Ao lado da remoção de entulhos, o trabalho inclui limpeza de bocas de lobo, varrição, pintura de guias e outras atividades de limpeza e organização dos bairros.

 

 

Especificamente na área do Bassoli, ao lado do CDHU, após a conclusão dos trabalhos, o espaço degradado receberá ações de recuperação ambiental. A Secretaria de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), vai plantar mudas da árvores.

 

O objetivo, no futuro, é transformar o local numa praça. O plantio de mudas também vai ocorrer no entorno do condomínio.

 

 

Ação intersetorial

 

 

O mutirão no Jardim Bassoli e em outros bairros da região Sudoeste integra uma série que contempla, em todas as regiões da cidade, áreas de risco para a dengue – locais com transmissão e com disponibilidade de criadouros.

 

 

A série foi definida pela Sala de Situação de Dengue, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate à dengue e chikungunya – as medidas de enfrentamento das duas doenças são as mesmas. Participam deste fórum as secretarias de Chefia de Gabinete; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Humanos; Administração; Comunicação; além da Defesa Civil e da Sanasa.

 

 

Mais sobre o Mês D

 

 

A Prefeitura de Campinas iniciou o 'Mês D contra a Dengue' na segunda-feira, dia 17 de novembro. O objetivo é mobilizar a população a participar ativamente das ações de prevenção e controle da doença que, a partir de agora, também visam a prevenção da chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito da dengue.

 

 

Durante todo o 'Mês D', nas cinco regiões de abrangência da cidade, serão desenvolvidas ações em locais estratégicos, de grande concentração de pessoas e em outras áreas indicadas conforme critérios técnicos da Secretaria de Saúde.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Mais de 100 caminhões de entulho foram retirados do bairro | Crédito: Carlos Bassan

Mais de 100 caminhões de entulho foram retirados do bairro

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Trabalho utilizou homens e máquinas  | Crédito: Carlos Bassan

Trabalho utilizou homens e máquinas

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Ação removeu restos de construção, mato e lixo | Crédito: Carlos Bassan

Ação removeu restos de construção, mato e lixo