Jonas assina projeto que permitirá construção de arena multiuso da Ponte

04/08/2014 - 18:32

O prefeito Jonas Donizette assinou na tarde deste segunda-feira, 4 de agosto, projeto de lei que propõe a alteração da finalidade da doação da área para a Associação Atlética Ponte Preta, possibilitando a implantação de uma arena multiuso no Jardim Eulina. O pedido de alteração de finalidade partiu da própria associação, que pretende implantar um espaço múltiplo onde poderão ser realizados eventos culturais e esportivos, exposições comerciais, seminários, congressos e outros, com exploração comercial.

O projeto é um reconhecimento por tudo que a Ponte Preta representa para a cidade. É uma alegria poder estar à frente da Prefeitura e criar um instrumento para que esse empreendimento se viabilize e que o clube realize o sonho de ter uma arena multiuso à altura do que a Ponte Preta significa para Campinas e para o Brasil”, disse o prefeito.

Jonas Donizette afirmou que não haverá aporte de dinheiro público na construção da arena e que o projeto também não altera nada na questão de zoneamento. “O projeto é um instrumento jurídico para que o empreendimento se viabilize e que a Ponte Preta, que tantas glórias deu para Campinas, possa ter a alegria de contar com um equipamento para servir ao clube e à cidade”, disse.

A nova finalidade autoriza a Ponte Preta a explorar atividades comerciais no local, seja de forma direta ou por meio de terceiros (parceiros). Entretanto, o clube não poderá alienar ou penhorar a área.

A Ponte Preta terá o prazo de dez anos para construir a arena multiuso. Caso deixe de cumprir o que determinam as cláusulas da doação, a propriedade do terreno doado e as edificações do local serão revertidas para o patrimônio do município.

Inclusão Social

O projeto de lei do Executivo foi encaminhado para a Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 4, para ser votado. Com a aprovação do PL, a Associação Atlética Ponte Preta e a Prefeitura estabelecem um vínculo para a inclusão social.

A Ponte deverá contribuir com 2% da sua renda bruta (apurados após a dedução dos valores correspondentes a tributos) com os fundos de Assistência do Desporto Amador e o de Investimentos Esportivos do município de Campinas. Os valores serão aplicados no desenvolvimento dos esportes e das práticas desportivas.

A área, localizada no Jardim Eulina, foi doada em 1975 e no local foi construído o Centro de Treinamento e um Clube Poliesportivo que estão em plena atividade. O prefeito lembrou que a Ponte Preta “projetou e projeta em muito o nome de Campinas” nos seus 114 anos de existência. O prefeito destacou que a Ponte é o primeiro time de futebol fundado no Brasil que funciona há 114 anos ininterruptamente.

Jonas citou sua participação na festa de aniversário do centenário do clube e lembrou dos atletas que marcaram a história, e das pessoas que se dedicam à Ponte Preta. O prefeito ainda recordou que, em 2013, a Ponte Preta sagrou-se vice-campeã da Copa Sulamericana, tornando-se o segundo melhor time da América e que, este ano, hospedou a seleção de Portugal durante a Copa do Mundo.

A cerimônia de assinatura do projeto de lei aconteceu no Salão Nobre do Estádio 'Moisés Lucarelli', com a presença do presidente da Ponte Preta, Márcio Della Volpe, do presidente de honra, Sérgio Carnielli, de representantes da diretoria e conselheiros do clube e vereadores.

O evento também faz parte das comemorações dos 114 anos da Ponte Preta, que começam uma semana antes do dia do aniversário, comemorado no dia 11 de agosto.

Crédito: Antônio Oliveira

Foto: Prefeito assinou projeto de lei e encaminhou para a Câmara | Crédito: Antônio Oliveira

Prefeito assinou projeto de lei e encaminhou para a Câmara

Crédito: Antônio Oliveira