Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Parceria dará prosseguimento a contato com europeus


13/07/2010 - 12:20




Marianne Hartung

 

O secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo, fez um balanço dos resultados alcançados no evento “Campinas – Expansão Internacional – Centro de Tecnologia”, promovido no início do mês de julho pela Prefeitura de Campinas com o intuito de abrir as portas do mercado europeu para negócios conjuntos.

 

Recém chegado de Portugal, o secretário prevê a continuidade dos trabalhos realizados durante a missão, que se desencadeará por meio de parceria entre a secretaria e as entidades responsáveis pelo fomento do comércio e indústria de Campinas e de Portugal. “Faremos um trabalho de manutenção de contatos e intensificação de intercâmbio em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e as entidades municipais como o Ciesp, Cenic e a Ciatec”, explicou Rabelo.

 

Ainda segundo o secretário, o momento é propício para a realização de parcerias, já que a crise econômica de Portugal pede uma reestruturação no comércio e os setores econômicos promovem acordos bilaterais com países de língua portuguesa. “Há grupos das áreas de tecnologia, negócios imobiliários, energias renováveis, hotelaria e turismo interessados em investir no Brasil. A nossa intenção é fazer de Campinas a porta de entrada para esses grupos”, disse.

 

Para Fernando Vernier, diretor de Turismo, o encontro com ministros e grandes empresários portugueses reforça as oportunidades de negociação. Vernier ainda ressaltou a importância da internacionalização de Campinas, por meio de missões e participação em feiras no exterior para a captação de oportunidades.

 

Aproximadamente dez anos atrás, precisávamos referenciar a cidade a partir de São Paulo. Hoje, os empresários já sabem localizar Campinas inclusive no mapa”, destacou Vernier. A comitiva que visitou Portugal esteve também a cidade de Viseu que, por meio de um acordo assinado na ocasião, se tornou cidade-irmã de Campinas.