Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Ecoférias Animal começa com trilha e noções de cidadania


13/07/2010 - 11:56




Janaina Amaral 

Quatro grupos de crianças, totalizando 91, com idade de 6 a 12 anos começaram a conhecer os bastidores do funcionamento do Bosque dos Jequitibás, lições de cidadania, os cuidados com os animais e a alimentação. Eles integram o contingente inscrito para participar de mais uma edição do projeto “Ecoférias Animal” , que teve início nesta terça-feira, dia 13 de julho. As atividades foram adaptadas em decorrência da chuva que começou nesta manhã.


 

As atividades serão realizadas até dia 17 de julho, todas elas acompanhadas por monitores treinados especificamente para o Ecoférias. Durante esses dias as crianças aprenderão mais sobre a fauna e a flora, além do contato com profissionais das áreas de veterinária e biologia.


 

Clara Lucarelli, de 12 anos, afirma que as atividades despertam a curiosidade. “É muito legal aprender mais sobre o meio ambiente. Eu venho ao Bosque desde pequena e é muito legal saber como as coisas funcionam de verdade. É uma forma divertida de aprender”, disse.


 

É a terceira vez que a garota participa do projeto. A mãe de Clara, Roseane Lucarelli, conta que da primeira vez ficou sabendo das inscrições por meio de amigos e desde então fica atenta para não perder a oportunidade de se inscrever. “As meninas ficam ansiosas pelas férias de julho. Durante as Ecoférias elas conhecem o trabalho dos funcionários, como são tratados os animais. É a oportunidade de ter uma visão diferente, pois estamos acostumados a vir aqui para passar o tempo e, com o projeto elas podem conhecer o cotidiano de funcionamento” explica.


 

Mariângela Luporini Pallaro, mãe de Rafaela, 10 anos, afirma que é uma ótima forma de curtir as férias “É uma chance de sair da frente da televisão, do computador, de interagir com outras crianças.Tudo isso junto com o aprendizado” disse.


 

Nesse primeiro dia de atividades as crianças participaram de uma trilha monitorada pela mata e pelo zoológico. Durante o passeio, os monitores passaram noções de ecologia e cidadania. À tarde ps grupos participam de atividade lúdica seguida pela palestra com um bombeiro que irá explicar sobre os métodos de socorro em queimadas, dificuldades enfrentadas nos regaste, os problemas enfrentados pelos animais devido ao fogo e da importância de não se soltar balões.

 

Joaninha

 

Todo ano o Ecoférias tem um animal símbolo, como o quati em 2008, e o lobo guará, no ano passado. Dessa vez é a filhote de ouriço-caixeiro batizada de Joaninha. As crianças receberam uma bolsa ecológica com a ilustração do bicho.

 

 

O objetivo é desmistificar algumas crenças que a população dissemina, e que acabam vitimando animais. Eliana Ferraz, coordenadora do Bosque, exemplifica: “existe a história que o ouriço lança espinhos. A gente explica que isso não é verdade, o espinho na verdade é um pelo adaptado” conta. Esse método funciona um multiplicador de conhecimento “As crianças não tem pudor para corrigir os adultos, disseminando assim a informação correta” completa.

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto

Crédito: Luiz Granzotto