Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Educativa completa 10 anos e transmite programação especial


13/07/2010 - 11:32




Da redação 

A Rádio Educativa, FM 101,9 MHz, emissora da Prefeitura, completa
seu décimo ano de atividades nesta quarta-feira, dia 14 de julho, mesmo dia em que Campinas comemora 236 anos de fundação. A data será marcada por uma programação especial. Durante todo o dia serão veiculadas mensagens de personalidades sobre o aniversário do município e da emissora.

 

Segundo o diretor da Educativa, Alexandre Pereira, o Departamento de Programação inseriu novas músicas de artistas locais e o Departamento de Jornalismo vai acompanhar toda programação do aniversário de Campinas ao vivo.

 

A Educativa atende toda a região metropolitana com um transmissor de 1000 watts e quatro anéis de retransmissão. Em breve serão 5.000 watts. A estrutura é idêntica a qualquer outra emissora de rádio, com o diferencial de não ter fins comerciais.

 

"Temos a nossa própria identidade e o objetivo de atender um público diversificado, com prestação de serviços, utilidade pública, imparcialidade e boa programação, nos mais diversos programas: Campinas e a Cidadania, Segurança, Procon, Saúde e Cultura, além de boletins diários que divulgam ações das mais diversas secretarias e empresas municipais", ressalta o diretor Alexandre Pereira.

 

 

Programas

 

 

A coordenação de Jornalismo segue a linha editorial da emissora. De segunda a sexta-feira são veiculados dois jornais: o Bom dia Campinas, das 7h30 às 8h, e o Jornal da Educativa, das 18h às 18h30.

 

A emissora também apresenta, de hora em hora, o Educativa Informação. São boletins de aproximadamente um minuto com fatos importantes da cidade e região.

 

Na Educativa é possível ouvir programas que refletem o tom autoral dos artistas locais, o que é praticamente impossível em outra emissora. É possível entender conceitos e reaprender sobre música de concerto, com o nada previsível Intermezzo, e ouvir músicos consagrados e outros nem tão evidentes no Clube do Jazz.

 

Os sucessos da era de ouro do rádio, trilha sonora do cinema, especiais sobre a vida e obra dos principais compositores e intérpretes do Brasil, viola (a sertaneja, de fato), várias linhas de flash backs , além da música popular brasileira presente em toda programação e que evoca a alta freqüência do samba, da bossa-nova, do tropicalismo e da música urbana.

 

O resultado animador disso é que a emissora não se presta a atender demandas de segmentação de ouvinte a partir de pesquisas que levam em conta, por exemplo, faixas etárias, sexo, níveis de renda, escolaridade ou poder aquisitivo.

 

Integralidade

 

O ouvinte é tratado na integralidade de seu repertório. Ao sintonizar a Educativa, em qualquer horário, terá um pouco de seu conhecimento cultural refletido nela. É por isso que os ouvintes são, em maior parte, fiéis às emissora.

 

A Educativa se consolida como a rádio que, compreendendo sua condição de propriedade pública, repõe à sociedade posses de bens simbólicos, caros e legítimos. Bens que auxiliam a tornar o cotidiano mais lúdico, menos formal ou previsível.


 

Crédito: Valéria Abras

Crédito: Valéria Abras