Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Inscrições sobre trens turísticos e culturais vão até dia 15


12/07/2010 - 09:54




Márcio Souza

 

Quem quiser participar da sétima edição do Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais, que será realizado na Estação Guanabara, em Campinas, pode fazer a inscrição até a próxima quinta-feira, dia 15 de julho.

 

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pela internet, no hotsite do seminário disponível no portal www.emdec.com.br. O Seminário será realizado no período de 16 a 18 de julho de 2010.

 

O evento é organizado pela Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Transportes e de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo; e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). O Seminário visa estimular a troca de experiências entre os municípios interessados na reativação ou no desenvolvimento de novos ramais ferroviários no país.

 

Mais informações sobre inscrições e a programação do Seminário poderão ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento e Cidadania da EMDEC, por meio dos telefones (19) 3772-4024 / 3772-4078; ou pelo e-mail educparamobilidade@emdec.com.br

 

Programação


O seminário será aberto na sexta-feira, dia 16 de julho, com a presença do prefeito Hélio de Oliveira Santos, do secretário de Transportes, Sérgio Torrecillas, do presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Hélio Gazetta Filho, do presidente da Associação Brasileira das Operações de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), Sávio Neves Filho e do diretor-executivo do Serviço Social das Estradas de Ferro (SESEF), Jorge Moura.

 

A programação inclui o debate sobre experiências empresariais na exploração dos trens turísticos e culturais, com apresentações sobre a Maria Fumaça da Serra Gaúcha, a Serra Verde Express, que liga Curitiba a Paranaguá, no Paraná; e a Trens Turísticos da Ferrovia Centro Atlântica.

 

Também está prevista a apresentação de uma série de projetos no setor que vêm sendo desenvolvidos no país, como o do circuito ferroviário do Vale Verde, em Minas Gerais, do trem de Santa Maria, no Rio Grande do Sul e dos trens de Guararema e São Carlos, no interior paulista.

 

Na sexta-feira, as atividades serão finalizadas com o lançamento do livro Trilhos & Letras – Uma antologia do trem, organizado por Victor José Ferreira, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF).

 

O seminário será concluído no domingo, dia 18, com uma visita técnica e o passeio de Maria Fumaça da Estação Anhumas, em Campinas, até Jaguariúna. O embarque está marcado para as 10 horas, com chegada de volta a Campinas às 13 horas. A Estação Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, no Jardim Guanabara.