Natal em Campinas vai premiar decorações mais bonitas e criativas

18/11/2013 - 15:16

O prefeito Jonas Donizette e o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, apresentaram detalhes da decoração e da programação cultural para o Natal deste ano na cidade, nesta segunda-feira, 18 de novembro. Este ano a decoração será totalmente de luzes e a novidade é o concurso que vai premiar residências, imóveis comerciais e condomínios que iluminarem do modo mais bonito e criativo a fachada de casa. O objetivo é estimular as tradições natalinas e a participação popular. “Queremos envolver a população, para participar das atividades da cidade, ainda mais numa época tão especial quanto esta”, afirmou o prefeito.

O concurso de Natal lançado pela Prefeitura de Campinas terá três categorias: imóveis residenciais, imóveis comerciais (empresas ou lojas) e condomínios residenciais ou comerciais. O material e o serviço empregados são de responsabilidade dos participantes. As inscrições para participar do concurso estarão abertas do dia 20 de novembro até 14 de dezembro e devem ser feitas pelo site http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura. Os interessados devem enviar as fotos do local decorado. “Embora a questão econômica seja importante, o objetivo é ter um modelo participativo, de incentivar a população a aderir à decoração de Natal em Campinas”, disse o secretário de Cultura, Ney Carrasco.

Na primeira etapa, as fotos serão analisadas por uma comissão da secretaria de cultura e membros da comunidade. O julgamento do concurso será em duas fases. Cada foto receberá pontuação e a média para passar a outra etapa será 7. Na segunda etapa do concurso, os jurados irão até os locais selecionados para avaliar a decoração. a decoração deverá permanecer até o dia 6 de janeiro de 2014. a premiação será feita pelo prefeito em meados de janeiro.

Cada categoria será premiada nos três primeiros lugares. O primeiro lugar ganhará R$ 10 mil, o segundo R$ 5 mil e o terceiro R$ 3 mil. Os quesitos avaliados serão: originalidade e criatividade, harmonia e estética do conjunto, iluminação, cores e formas, impacto visual da decoração diurna e noturna.

Além do concurso, levando em conta a decoração dos espaços e prédios públicos mais as atrações culturais, o custo do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, será de, no máximo, R$ 500 mil reais. O custo estimado é de R$ 350 mil para as atrações culturais e R$ 150 mil para a decoração.

A Prefeitura se comprometeu com os comerciantes da rua 13 de maio de que haverá luzes no local e abriu licitação para isso. No entanto, para a decoração, tem buscado parceria com a iniciativa privada, para que adotem locais e prédios públicos e colaborem com a iluminação. Se conseguir patrocínio para todos, inclusive para a 13 de maio, a licitação será suspensa. Prédios públicos como Paço municipal, Palácio dos Azulejos, Estação Cultura de Campinas, mirante do Castelo, serão iluminados.

As atrações culturais do Natal serão em diversos locais, no Centro e nos bairros. Até o final de novembro serão divulgados os locais exatos e no início de dezembro as atividades começam a ser realizadas. Entre as ações culturais programadas estão Folia de Reis, Papai Noel na 13 de maio (permanente), coral, atrações circenses, apresentação de choro, pastoril, teatro, espetáculo de tábuas, entre outros.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Jonas e Carrasco apresentam a proposta | Crédito: Fernanda Sunega

Jonas e Carrasco apresentam a proposta