"Outubro Rosa" ilumina Prefeitura Municipal de Campinas

02/10/2013 - 13:06

A Prefeitura de Campinas ficou cor de rosa na noite de terça-feira, dia 1 de outubro, data em que foi lançado o “Outubro Rosa”. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  da PUC-Campinas, da ONG Rosa e Amor, entre outras entidades.

A programação vai acontecer durante todo o mês e terá, além de pontos da cidade iluminados de rosa, caminhada na Lagoa do Taquaral, palestras, distribuição de folders e de fitas rosas em terminais de ônibus, shoppings e universidades.

O objetivo do “Outubro Rosa” é alertar, conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer de mama, principal causa de morte entre as mulheres em todo o mundo.  A cura pode chegar a 95% dos casos, quando detectado precocemente. A melhor forma de prevenir o câncer de mama é realizar o exame físico anual e mamografias.

De acordo com protocolo do SUS, todas as mulheres a partir dos 50 anos devem realizar pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Em casos de alto risco, a recomendação é que as mamografias comecem a partir dos 35 anos.
Entre 2001 e 2011, foram tratados 1.515 casos de câncer de mama no SUS Campinas. No entanto, se somarmos com a rede privada, este número pode ser até três vezes maior.

Em 2012, a Secretaria de Saúde de Campinas realizou 31.447 mamografias. Neste ano, foram realizadas 27.257 até setembro.

Crédito: Antonio Oliveira

Foto: Homenagem ao Outubro Rosa | Crédito: Antonio Oliveira