31/10/2012 - 17:53
Du Badaró
A cidade turística de Cascais, em Portugal, passou a ser a 22ª cidade-irmã de Campinas a partir desta quarta-feira, dia 31 de outubro. A lei declara a irmandade entre os municípios foi sancionada pelo prefeito Pedro Serafim e publicada no Diário Oficial Município, e visa estabelecer o intercâmbio cultural, social, econômico e empresarial entre as cidades.
Em junho deste ano, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, José Afonso da Costa Bittencourt, participou do I Encontro de Geminações em Cascais, quando foi assinado o tratado que deu início ao processo de irmandade.
Cascais, um dos municípios no distrito de Lisboa, é destino de milhares de turistas, que buscam conhecer seus fortes e ruínas dos impérios romano e visigótico. Está localizado a cerca de 30 minutos da capital portuguesa e possui uma população de 35.400 habitantes, e com isso é a quinta vila mais populosa de Portugal.
Apesar de sendo uma sede municipal, Cascais recusa o título de cidade e mantém o status de vila por motivos turísticos. No Brasil, o município é irmão do Guarujá e da capital do Espírito Santo, Vitória.
Cidades-irmãs
O conceito de “cidade-irmã” (na Europa chamado de cidade geminada ou gêmea) visa criar relações e mecanismos protocolares, por meio dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação, econômica, social e cultural.
Além de Cascais também são cidades-irmãs de Campinas; Assunção (Paraguai), Auroville (Índia), Belém (Brasil), Bumenau (Brasil), Cabinda (Angola), Camanducaia (Brasil), Concepción (Chile), Córdoba (Argentina), Cotorro (Cuba), Daloa (Costa do Marfim), Durban (África do Sul), Fuzhou (China), Gifu (Japão), Jericó (Palestina), Malito (Itália), Novi Sad (Sérvia) Peruíbe (Brasil), Salinas (Brasil), San Diego (EUA), Ubatuba (Brasil) e Viseu (Portugal).
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados