Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

DPJ podou mais de 6,2 mil árvores e extraiu 370 em 2011


23/01/2012 - 12:18




 

Bruno Sgambato

 

Responsável pelos serviços de manutenção do verde na cidade, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), tem entre seus principais serviços as podas de árvores.

 

Em 2011, segundo dados do setor de arborização do DPJ, 6.260 resultaram em podas e 370 em extrações, trabalho que é mais frequente após o mês de março, com o término das chuvas, período mais propício para o serviço de poda.

 

O departamento tem por obrigação atender todas as solicitações, porém nem todas são executadas. “As solicitações que recebemos são procedidas por uma vistoria e laudo técnico, só então podemos executar o serviço, o que nem sempre é caso de poda ou extração”, explica o diretor do DPJ, Edson Roberto Navarrete.

 

O departamento atende todos os casos, dando preferência aos de maior urgência, no entanto, se o morador não quiser aguardar a execução do serviço por parte do DPJ, a orientação é que contrate uma das 27 empresas cadastradas no departamento para realizar o serviço. O contato das empresas pode ser consultado por meio do link (http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/dpj/gauc.php).

 

O departamento possui ainda um cronograma de podas de árvores e lavantamento de copas em praças públicas como aconteceu na última semana, no Largo São Benedito. Segundo Navarrete, "esse tipo de serviço é realizado periodicamente e contribui para manter a segurança do local e dos frequentadores do espaço público", diz.

 

As solicitações de poda ou extração de árvores devem ser feitas por meio do Serviço 156 da Prefeitura.

 

Remoção de galhos

 

Para o trabalho de remoção de galhos, o departamento possui equipes responsáveis pelo serviço proveniente das podas de árvores. Segundo Navarrete, todo o material recolhido tem um destino. “Parte do material recolhido é encaminhado, com o auxílio de um caminhão, ao aterro sanitário Delta A, e outra parte parte ao ecoponto do Distrito Industrial”, conta o diretor

 

Edson explica, ainda, que a galharia que é encaminhada ao aterro, onde passa por um processo de trituração para que em seguida seja reutilizada em compostos de adubos para praças e canteiros centrais. Já, os troncos são levados e armazenados para o ecoponto do Distrito Industrial, onde futuramente serão leiloados.

 

Chuvas

 

Devido ao período chuvas e fortes temporais, o trabalho de podas e remoção de galhos é intensificado nessa época do ano. A Secretaria de Serviços Públicos, por meio do DPJ, intensifica este serviço que já é realizado ao longo do ano.

 

Nessa época do ano, sofremos muito com as fortes chuvas e os estragos causados e ficamos alerta após cada temporal”, diz o diretor do departamento, explicando que existe uma equipe de plantão mesmo após o expediente e durante os finais de semanas e feriados.

 

As equipes atuantes para a remoção das galharias e troncos de árvores começam os trabalhos após cada temporal, sendo que as áreas atingidas são identificadas por meio das reclamações feitas à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além das que chegam pelo 156 da Prefeitura. Em um primeiro momento, os funcionários do DPJ, em parceria com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) promovem o desbloqueio das vias, retirando os galhos e troncos, armazenando-os nas calçadas e guias e praças. “O trabalho é contínuo e só encerra depois que todas as ruas estejam com tráfego livre”, explica Navarrete.

Crédito: Foto: Carlos Bassan

Crédito: Foto: Carlos Bassan

Crédito: Foto: Carlos Bassan

Crédito: Foto: Carlos Bassan

Crédito: Foto: Carlos Bassan

Crédito: Foto: Carlos Bassan