|Patrimonio Historico e Cultural > Cultura > Governo | Prefeitura Municipal de Campinas
Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Bens Tombados


Processo Nº 06/09


Conjunto de bens imóveis remanescentes da S/A Indústria de Seda Nacional - Colégio Dom Barreto



Resolução nº 107 de 12/08/2010

Descrição

A Sociedade Anônima Indústrias de Seda Nacional inaugurou seus edifícios em Campinas no dia 22 de maio de 1923, sendo uma companhia subsidiária da Tecelagem de Seda Ítalo-Brasileira, permanecendo até 1935 quando  a IRFM (Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo) compra as edificações.

No ano de 1942 as Indústrias Matarazzo adquiri o conjunto fabril trocando a razão social para S/A Tecelagem de Seda Brasileira. Esta foi a primeira fábrica da IRFM a ser desmembrada em três unidades, que passaram a funcionar em Campinas, Rio Claro e Ribeirão Preto.

As edificações existentes do ano de 1923 em Campinas formavam um grande complexo produtivo, contendo uma tipologia arquitetônica de linhas clássicas. Este estabelecimento contava com uma seção agrícola, seções de fiação, torção, tecelagem, contabilidade, almoxarifado, oficinas mecânicas, eletricidade, marcenaria, entre outras.

As máquinas eram de fabricação italiana e trabalharam nessa indústria cerca de 1000 operários. Há estruturas remanescentes desta fábrica como a chaminé, o pátio interno, parte da Seção de Fiação e o imóvel do Instituto de Sericultura, originários à época da instalação da indústria. O conjunto está fragmentado abrigando atualmente a Escola Estadual Dom Barreto, o jornal Correio Popular, o Almoxarifado Central da Prefeitura Municipal de Campinas, entre outras atividades de menor porte.
 

Download do Processo:

Volume 1
Volume 2

Voltar ao Topo ▲

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados