|Patrimonio Historico e Cultural > Cultura > Governo | Prefeitura Municipal de Campinas
Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Bens Tombados


Processo Nº 15/08


Edifício dos Correios e Telégrafos



Endereço: Av. Francisco Glicério, 889 - Ver no mapa
Bairro: Centro

Resolução nº 104 de 12/08/2010

Descrição


 

O Prédio dos Correios e Telégrafos inaugurado em 1948, em estilo " Art Déco", foi concebido no período varguista. Pretendeu-se, à época, que a Instituição Correios fosse uma marca do seu governo em todo o Brasil.

Neste prédio fica clara a intenção de valorizar o edifício, até para indicar a presença do Estado na cidade. A elevação do prédio através da escada de acesso, que conduz à porta principal, e, ao amplo saguão de pé direito duplo foi um dos recursos utilizados para proporcionar o efeito de monumentalidade.

O Prédio dos Correios foi construído em concreto e tijolos, com cobertura de telhas francesas, revestimento com pó de pedra e argamassa de cimento, piso de mármore nacional nas escadas, caixilhos de ferro de abrir, piso de marmorite em todas as dependências. No térreo, o marmorite foi trabalhado em losangos brancos e pretos com juntas de metal. As esquadrias são de ferro,com desenho assimétrico feito especialmente para o prédio, para as janelas e gradis de ferro dispostos a 45º nas altas portas de entrada do edifício.

Download do Processo:

Volume 1
Volume 2
Volume 3

Anexos:


Voltar ao Topo ▲

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados