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Institucional

Secretária Municipal de Administração


Maria Emilia de Arruda Faccioni


É advogada formada pela PUC-Campinas, especialista em Direito Processual Civil. Como procuradora da Prefeitura de Campinas, presidiu comissões de licitação, dirigiu o Departamento de Suprimentos da Secretaria de Administração e integrou o Conselho de Contribuintes do Município. Foi assessora técnica da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), do Ministério da Educação em programa da Unesco, da Secretaria de Gestão e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam). Também foi diretora administrativa da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).

 

Estrutura


Secretaria Municipal de Administração


Telefone: (19) 2116-0791 / 2116 0640
Avenida Anchieta, nº 200 - 6º andar

Horário de funcionamento: das 09:00 às 17:00 horas 


Definir e implementar políticas relativas aos procedimentos licitatórios, suprimentos e estocagem de materiais; normatizar os procedimentos de

Controle e gestão na área de suprimentos;

Controlar o patrimônio mobiliário e imobiliário;

Definir, implementar políticas, fazer a gestão dos contratos e controlar o consumo de energia elétrica, telefone, uso de correios, limpeza, viagens e hospedagens;

Definir normas e gerenciar os assuntos referentes ao transporte interno e ao consumo de combustível e atuar na gestão das despesas da PMC.

 

Procuradoria


A Procuradoria da Secretaria Municipal de Administração atua na aprovação prévia dos instrumentos convocatórios, na análise de impugnações e recursos administrativos, na resposta a requisições do Tribunal de Contas, Câmara Municipal e Ministério Público, na defesa judicial em matéria de licitações e, ainda, na confecção de atos normativos visando à inovação/modernização administrativa na seara das licitações.

 

Setor de Recursos Humanos


Gerenciar, controlar, administrar diretrizes e dar suporte aos servidores, no que tange à área de recursos humanos, intermediando junto à Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

 

Departamento Administrativo


Diretor: Antônio Carlos de Campos Elias

e-mail: antonio.elias@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2116-0794
Avenida Anchieta, nº 200 – 6º andar

Atribuições: formula e coordena a política de suprimentos internos básicos e serviços de vigilância patrimonial, passagens, hospedagens e limpeza predial, gerencia o sistema de telefonia da Administração Direta e os contratos e atas de registros de preços, cuidando da comunicação e prestação de informações aos órgãos institucionais de controle; gerencia e controla os bens patrimoniais móveis; administra a armazenagem do Almoxarifado Central e seu controle contábil.

 

Coordenadoria Setorial Administrativa


Coordenador: Jose Américo Monteiro

e-mail: jose.americo@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2116-0394

Avenida Anchieta, 200 – 6º andar

Atribuições: executa as ações administrativas e operacionais envolvendo o gerenciamento dos contratos sob responsabilidade do Departamento Administrativo, controlando os prazos, qualidade, intercorrências administrativas, econômicas e orçamentárias, com produção e manutenção de relatórios atualizados de controle dos ajustes em curso; promove a articulação entre as áreas de atuação do Departamento Administrativo (telefonia, limpeza predial, suprimentos básicos, vigilância patrimonial, passagens e hospedagens, energia elétrica, água).

 

Setor de Expediente


Chefe do Setor: Patrícia Martinelli Sete

e-mail: patricia.martinelli@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2116-0150

Atribuições: administra os protocolados físicos e eletrônicos, e demais documentos afetos à Secretaria de Administração, em especial os processos licitatórios, controlando os registros de entrada, distribuição, tramitação e saída, cuidando de sua integridade e guarda, de forma a preservar a documentação e prestar as informações inerentes a esses documentos. Cuida também dos procedimentos para atendimento à política de temporalidade e destinação final da documentação produzida e acumulada.

 

Setor de Recursos Humanos


Chefe do Setor: Sandra Regina Alves

e-mail: sandra.alves@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2116-0408

Atribuições: promove a interface da Secretaria de Administração com a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas nas questões afetas aos servidores, gerenciando e acompanhando as relações de trabalho de forma geral, compreendendo frequência, programação de férias, licenças, abonos, afastamentos, transferências, readaptações, programas de capacitação e treinamento.

 

Coordenadoria Setorial de Patrimônio


Coordenadora: Maria Ieda Alves Lopes

e-mail: mariaieda.lopes@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2515-7003

Rua Francisco de Assis Iglesias, 70 – Parque Itália

Atribuições: apoia e orienta as questões envolvendo o patrimônio móvel, coordenando as ações sob sua responsabilidade e dando subsídios às demais Pastas da Administração; planeja, subsidia e dá assessoria técnica no desenvolvimento das ações necessárias e estratégias; estabelece normas e procedimentos para o cumprimento da legislação afeta ao patrimônio móvel.

 

Setor de Patrimônio Mobiliário


Coordenadora: Sonia de Fátima Marques Marciano

e-mail: sonia.marciano@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2515-7007

Atribuições: executa as ações envolvendo o patrimônio móvel, seu planejamento, execução e o desenvolvimento das estratégias e diretrizes estabelecidas pela Coordenadoria Setorial de Patrimônio.

 

Setor de Gestão de Materiais e Serviços de Uso Comum


Compra todo material de uso comum, desenvolvendo as relações do processo de compra com os órgãos solicitantes e com fornecedores.

Garantir o apoio administrativo, e operacional das atividades meios junto aos órgãos da Secretaria Municipal da Administração, expedindo relatórios gerenciais de controle das atividades sob sua subordinação; manter atualizado registros das leis, decretos, portarias, ordens de serviços, comunicados e informativos de interesse da secretaria no âmbito de sua competência, cientizando sempre que necessário as áreas interessadas. Promover o relacionamento inter-setorial com as Secretarias afins, de maneira a manter-se atualizado garantindo os níveis de eficiência e eficácia no resultado de suas ações.

 

Coordenadoria Setorial de Almoxarifado Central


Coordenador: Valmir da Silva

e-mail: valmir.silva@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2515-7020

Avenida General Carneiro, 330 – Vila João Jorge

Atribuições: gerencia e orienta as questões envolvendo o Almoxarifado Central, define as normas e rotinas de trabalho e promove a interface com as áreas usuárias, orientando os demais almoxarifados da Administração; administra o gerenciamento de estoque e produz os relatórios técnicos de controle; promove o planejamento da capacitação e treinamento dos servidores.

 

Setor de Armazenagem e Estocagem


Chefe de Setor: Edson Bispo da Paz

e-mail: edson.paz@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2515-7020

Atribuições: executa as ações envolvendo o Almoxarifado Central, seu planejamento, execução e o desenvolvimento das estratégias e diretrizes estabelecidas pela Coordenadoria Setorial de Almoxarifado Central.

 

Setor de Controle Contábil


Chefe de Setor: Gildete de Souza

e-mail: gildete.souza@campinas.sp.gov.br

Telefone: (19) 2515-7021

Atribuições: executa as ações necessárias ao controle contábil dos estoques, gerenciando seu controle e produzindo relatórios técnicos contábeis.

 

Departamento Central de Compras


Diretor: Raphael Bernardes Peixoto dos Santos

Telefone: (19) 2116-0618 / 2116-0139
Avenida Anchieta, nº 200 - 6º andar

Horário de funcionamento: das 09:00 às 17:00 horas 

Efetuar o planejamento integrado de compras e orçamento; operacionalizar o Sistema Informatizado de Compras e Licitações; manter o cadastro de materiais e serviços; promover a execução centralizada de todos os procedimentos de licitação para a aquisição de materiais, contratação de serviços e de obras e alienações de bens para todos os órgãos da Administração Direta; elaborar e disponibilizar atos convocatórios das licitações e minutas de contrato; indicar índices de reajuste; analisar índices de balanço e emitir parecer sobre reajuste e revisão de preços contratuais; e gerir o Cadastro de Fornecedores.

 

Coordenadoria Setorial de Planejamento


Elaborar a especificação e descrição técnica dos materiais e serviços de acordo com as normas de fabricação e comercialização; estabelecer normas e efetuar a especificação e descrição técnica dos materiais e serviços a serem contratados, compatibilizando-os com os bens ou serviços disponíveis no mercado; desenvolver a padronização de materiais e serviços, normatizando segundo critérios estabelecidos quando necessário.

Atribuições junto ao SIM - Sistema de Informações Municipais:

Gerenciamento e organização do Catálogo de Produtos e Serviços; - Identificação de históricos de quantidades e custos; análise e aprovação das solicitações de compras; abertura e montagem de Processos de Licitação, Dispensa, Convênios, Parcerias, entre outros; definição da modalidade de Licitação; emissão de relatórios do SIM dos processos de licitação para inserção ao Processo eletrônico do SEI; elaboração de relatórios Gerenciais; solicitação e acompanhamento referente ajustes, correções e desenvolvimento de novas aplicações e relatórios no módulo de compras; desenvolver treinamentos relativos à sua competência.

 

Coordenadoria Setorial de Controle e Custos


Elaborar cláusulas de reajuste e de repactuação dos contratos; analisar a saúde econômico-financeira das empresas licitantes conforme estabelecido nos Editais; realizar cálculo das repactuações dos contratos de serviços da PMC; realizar Cálculo dos reajustes dos contratos de serviços e fornecimento de materiais dos contratos da PMC; emitir parecer econômico de análise dos pedidos de reequilíbrios econômico-financeiro dos contratos.

Dar suporte técnico para a elaboração de planilhas de custos a serem utilizadas nas pesquisas de preços realizadas pelas Secretarias; confeccionar e emitir planilhas de calculo dos preços máximos aceitáveis nas licitações de prestação de serviços; dar suporte técnico para elaboração de planilhas de custos que possibilitem o cálculo dos reajustes e repactuações dos contratos de prestação de serviços.

 

Cadastro de Fornecedores


Julgar os pedidos de inscrição cadastral, classificá-los bem como realizar as alterações subsequentes no registro cadastral; manter registro atualizado do cadastro de fornecedores; identificar e indicar categorias e fornecedores para as Comissões de Licitações e cadastrar e habilitar as empresas vencedoras no Sistema de Informações Municipais (SIM) nas modalidades: Concorrência, Tomada de Preços, Convite; Pregão Presencial e Pregão Eletrônico.

Registrar as penalidades de pessoas físicas e jurídicas, em razão de suspensão temporária, declaração de inidoneidade para licitar e impedimento de contratar com o Município e registrar as instituições inadimplentes com o Município.

 

Departamento de Transportes Interno


Diretor: Eustáquio de Andadre Vale

Telefone: (19) 3272-7955 / 3272-6908
Rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 401, esquina com a Rua Francisco de Assis Iglesias.

Horário de funcionamento: das 08:00 às 17:00 horas 

Gerenciar a utilização e a manutenção da frota de veículos e máquinas da Administração Direta; gerenciar e controlar a utilização da frota de veículos locada e oficial e controlar a utilização de combustível. Administrar o Setor de Administração, Setor de Controle de Transportes, Setor de Manutenção de Veículos e Setor de Manutenção de Máquinas

 

Coordenadoria Setorial de Operações


Garantir o apoio e orientação nos serviços de transportes, coordenando as atividades relativas as supervisões sob sua responsabilidade, planejar e subsidiar a direção e assessoria técnica no desenvolvimento de estratégias que visem a otimização dos recursos e serviços disponíveis.

 

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

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