Prefeito apresenta Eduardo Coelho, novo secretário municipal de Educação

13/09/2011 - 17:02

Doni Vieira e Tatiane Bueno

O prefeito Demétrio Vilagra apresentou na tarde desta terça-feira, dia 13 de setembro, o novo secretário de Educação, Eduardo Coelho. Em seu pronunciamento durante a apresentação, Coelho disse que dará continuidade ao plano de metas estabelecido pela Administração Municipal, no qual constam ações como a viabilização e melhoria na qualidade de ensino, na infraestrutura das unidades escolares e nas condições de trabalho dos professores.

O prefeito assinalou que convidou Coelho para conduzir a Educação pela grande experiência e capacidade que possui na área. Ele foi reitor da PUC-Campinas por 12 anos, professor e diretor da Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (Metrocamp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “É uma pessoa qualificada que tem compromisso com a cidade”, destacou Demétrio.

Vilagra informou que Eduardo Coelho será empossado oficialmente no cargo nos próximos dias, em cerimônia que contará com representantes de todos os setores envolvidos com o desenvolvimento e melhoria da educação na cidade.

Prioridades

O novo secretário explicou que dará continuidade ao planejamento já em andamento pela Pasta, que tem como prioridade a construção de oito naves-mãe. Se comprometeu, ainda, a lutar por mais recursos junto aos governos Estadual e Federal, além de melhorias no atendimento às crianças. O foco será a inserção das famílias de menor renda e a qualidade do ensino. “Quero que as crianças tenham a mesma esperança que eu tive, de um ensino de qualidade,” explica.

Segundo Coelho, o Brasil passou por um processo de quantificação e agora é hora de qualificar o ensino. Para isso, são necessárias melhores condições de trabalho para professores e benfeitorias na infraestrutura das escolas, tornando o ambiente escolar atrativo para que as crianças tenham prazer em estudar e as famílias passem a frequentar os locais.

Criar a consciência de que a escola é patrimônio deles é fundamental para que não desprezem os prédios e para que a autoestima do estudante seja elevada e ele tenha orgulho de sua escola”, disse.

O secretário lembrou ainda que muitas cidades baixam os impostos para atrair empresas e que não será esse o caso de Campinas, que tem atraído pessoas através de sua competência. “Vou ajudar dando credibilidade e fazendo com que as empresas saibam que aqui há jovens qualificados,” completa.

Currículo

Eduardo Coelho é engenheiro civil e professor da Unicamp. Foi Reitor da PUC- Campinas por 12 anos e presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras por 5 anos, além de fundar e dirigir a Metrocamp. Foi ainda secretário municipal de Obras na gestão do prefeito José Roberto Magalhãess Teixeira.

Ele substitui, na nova função de secretário, o professor de carreira Márcio Rogério Silveira de Andrade, que era diretor do Departamento Pedagógico da Pasta e passou a conduzir a Secretaria em 10 de junho último.

Agradecimento

O ex-secretário Márcio Rogério agradeceu o apoio que recebeu na Administração Municipal, da equipe de servidores da Educação e de sua família.

Aproveito para desejar sucesso para o novo secretário e me coloco à disposição para dar toda contribuição necessária. Tenho certeza que ele desempenhará um ótimo trabalho à frente da secretaria, pois tem experiência e visão política”, completou.

Participaram da apresentação o secretário Chefe de Gabinete, Nilson Lucílio, servidores municipais da área de Educação, em maior parte, e integrantes de segmentos da comunidade.

Crédito: Foto: Valéria Abras