Campinas terá, a partir de julho, voos semanais diretos de Lisboa

03/03/2010 - 14:38

Cláudia Xavier

Dois dias após o prefeito Hélio de Oliveira Santos ter anunciado três voos semanais diretos de Campinas para Lisboa, o diretor geral da empresa aérea TAP, Mário Carvalho, esteve na cidade na manhã desta quarta-feira, dia 3 de março, e foi recebido pelo prefeito, após reunião com o secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon, e com o diretor de Turismo, Fernando Vernier, para discutir o andamento do processo que viabilizar operacionalização dos voos a partir de julho deste ano.

Para Dr. Hélio, o retorno de voos internacionais de passageiros é essencial para incrementar o desenvolvimento não só de Campinas, mas da região e do País.

No ano passado, o prefeito esteve na China e manteve contatos com representantes da Air China e da agência de aviação civil chinesa para a viabilização de uma linha área ligando cidades chinesas com São Paulo e Campinas.

Segundo Carvalho, a ideia é ter, inicialmente, três voos semanais saindo do Aeroporto de Internacional de Viracopos rumo a Lisboa, aumentando de 14 para 17 o número de voos para a Europa, a partir do estado de São Paulo. De acordo com o diretor, no momento, a empresa está empenhada em cumprir exigências e compromissos com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para liberação da operação.

"O mercado no interior de São Paulo é bastante forte e temos certeza de que a demanda de voos para a Europa só tende a aumentar", disse Carvalho. Atualmente, a TAP oferece voos entre o Brasil e a Europa a partir de oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Para Sinval Dorigon, a operação vai permitir que Viracopos volte a ser um aeroporto internacional de passageiros e, consequentemente, terá alavancada a economia local.

"Vamos atuar como facilitadores para que a operação se concretize, uma vez que, com a instalação de uma nova companhia aérea de voos internacionais, são inúmeros os empregos que são gerados direta e indiretamente", disse Dorigon.