Inscrições para programa Jovem.com Cidadania vão até dia 12

02/03/2010 - 16:41

Bel Buzzo Alonso

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de Campinas ampliou o prazo de inscrições do programa Jovem.Com Cidadania para as regiões Norte e Sudoeste da cidade.

Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, até o próximo dia 12 de março. Para isso, basta comparecer a um dos pontos de atendimento instalados nos bairros da região (veja lista de endereços abaixo) tendo em mãos comprovante de residência, CPF e RG.

Essa é mais uma oportunidade para que os jovens com idade entre 15 e 24 anos que residem nesses locais entrem em contato com atividades socioeducativas, cultura digital, relações comunitárias e mundo do trabalho.

Com relação ao aspecto socioeducativo, a juventude terá oportunidade de refletir sobre identidade pessoal e do grupo, a família e a comunidade, com ênfase à diversidade, sexualidade e substâncias químicas, entre outras questões.

Em cultura digital serão enfocadas noções básicas do universo da tecnologia, inclusão digital, direitos autorais, mídias livres, redes colaborativas e gestão compartilhada.

Outro foco interessante do programa são as relações comunitárias, que visam preparar esses jovens para serem representantes da comunidade, com reflexões e desenvolvimento de pesquisas relacionadas a direitos fundamentais de cidadania, políticas públicas, educação socioambiental e formas de participação.

No mundo do trabalho, a juventude irá debater a diversidade de funções e suas transformações. Receberão orientação sobre as oportunidades de trabalho e a construção de projetos de realização pessoal.

O Jovem.com Cidadania foi idealizado pelo atual governo municipal na gestão passada e, a partir deste ano foi ampliado, passando a enfocar também questões de cidadania. Desenvolvido pela SMCAIS o programa conta com recursos dos Governos Municipal e Federal, por meio do Ministério da Justiça.

Pontos de inscrição

Região Norte