Terremoto: Campinas está de prontidão para ajudar cidade chilena

01/03/2010 - 17:11

Marianne Hartung

O prefeito Hélio de Oliveira Santos decretou na manhã desta segunda-feira, dia 1º de março, luto oficial de três dias em virtude das mortes causadas pelo terremoto que atingiu o Chile no último dia 27. A cidade mais atingida pelo fenômeno foi Concepción, cidade-irmã de Campinas desde 1979.

Por conta desta irmandade entre os municípios a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação Internacional, está coordenando esforços de ajuda ao governo chileno. Estão de prontidão para atender eventuais necessidades a Central de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Sanasa e as secretarias municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) e de Comercio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST).

Segundo o diretor da SMCI, Rodrigo Hajjar, a Pasta está em constante contato com o governo chileno por intermédio de seu consulado geral em São Paulo, no entanto, não há necessidade imediata de doação de alimentos ou água.

Cidades-irmãs

Fundada em 1550 pelos espanhóis, Concepción é a capital da região de Bio-Bio, no Chile e tem cerca de 936 mil habitantes. É o centro de comércio dos produtos agrícolas da fértil região circundante. Entre suas indústrias estão as de processamento de alimentos, refinarias de petróleo e produtos químicos.

Concepción e Campinas são cidades-irmãs desde 1979. O programa de irmandade entre cidades surgiu em 1956 nos Estados Unidos com o intuito de aproximar os governos locais e desenvolver projetos assistenciais. Com o tempo, os projetos foram ampliados e hoje o objetivo do irmanamento entre cidades abrange os mais variados segmentos como, por exemplo, cultural e econômico-social. Por meio de parcerias entre duas cidades ou entidades locais, projetos dos mais diversos são desenvolvidos beneficiando a sociedade em geral.

Crédito: Valéria Abras