Escola de educação infantil no Jd Miriam atenderá 210 crianças

12/08/2011 - 14:29

Ingrid Vogl e Liliene Santana

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Associação do Desenvolvimento Humano AbraceSolidário, entregou na manhã desta sexta- feira, 12 de agosto, a escola de educação infantil AbraceSolidário, localizada na rua Araçandiva, 351 no Jardim Miriam, em Campinas. A entrega da nova escola conveniada é mais uma etapa cumprida na busca pela qualidade e o atendimento pleno na educação infantil.

Cada vez que inauguramos uma escola conveniada, caminhamos ainda mais para zerar o déficit e criar mais vagas na educação infantil”, afirmou o secretário municipal de Educação, Márcio Rogério Silveira de Andrade, durante a cerimônia de entrega da escola.

Segundo ele, a região do Jardim Miriam é composto por vários bairros rurais e a nova unidade escolar vai atender a demanda desses locais. “A AbraceSolidário cumpre com a função social em atender as crianças desses bairros e a Prefeitura faz sua parte com a doação do terreno para a construção da escola e o repasse dos investimentos para manter a unidade, além da distribuição de uniformes para os alunos, alimentação e o oferecimento de transporte escolar”, comentou.

O diretor da AbraceSolidário, Pércio Gomes, falou sobre a trajetória da instituição, que teve origem há dez anos e conta com a ajuda e o voluntariado de moradores do Condomínio Alphaville, e frisou a relevância do equipamento para a região. “A entrega dessa escola é a realização de um grande sonho da instituição e da população local”, afirmou.

Também estiveram presente no evento de inauguração o vice-prefeito, Demétrio Vilagra, vereadores, secretários municipais, representantes da AbraceSolidário e membros da comunidade.

Inauguração

Durante a inauguração da escola de educação infantil, as crianças aproveitavam o playground disponibilizado no local, enquanto os pais e voluntários acompanhavam a cerimônia. O espaço construído é para atender crianças de 0 a 6 anos, em período integral.

A escola vai trabalhar o tema “Valores Humanos”, que está inserido na Pedagogia dos Sentidos, conforme a proposta da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os princípios abordados como amor, paz, verdade, ação correta, “são valores que foram perdidos e precisam ser resgatados nas crianças, para que se tornem adultos melhores”, disse a diretora, Joice Cristina Moda.

Para a empregada doméstica Cláudia Peres de Souza, de 41 anos, matricular seu filho Richard Peres de Souza, 2 anos e meio, em uma escola próximo ao seu trabalho traz mais segurança e contribui para diminuir os gastos com van escolar.

O recém desempregado Denis Clayton Eleno da Silva, de 34 anos, não tem possibilidades de continuar pagando a escola particular de sua filha e vai tentar conseguir uma vaga na nova escola para a pequena Rafaela Azevedo da Silva, de 4 anos.

A ausência de uma escola de educação infantil motivou os voluntários da instituição AbraceSolidário a realizar o sonho de construir salas para atender e preparar as crianças, para que elas façam um futuro melhor”, comentou a voluntária da instituição, Maria Cristina Scarpato.

Construção

A escola de educação infantil foi construída pelo AbraceSolidário no terreno cedido pela Prefeitura. A escola tem capacidade para acolher 210 crianças em período integral. Serão atendidas 50 crianças do Agrupamento I (0 a 1 ano e 7 meses), 60 no Agrupamento II (1 ano e 8 meses a 2 anos e 11 meses) e 100 no Agrupamento III ( 3 anos a 5 anos e 11 meses).

O objetivo dessa parceria é atender a demanda seguindo as diretrizes curriculares da SME, trabalhando com as crianças a Pedagogia dos Sentidos, que desenvolve os valores humanos e a cidadania. Já foram matriculadas 180 crianças, restando apenas 30 vagas para o Agrupamento III. Segundo a assistente de planejamento da SME, Simone Theizen Novaes, com essa parceria “serão mais crianças inseridas na educação infantil, aumentando o atendimento para a população”, menciona.

AbraceSolidário

A AbraceSolidário é uma instituição sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento humano. Seu projeto teve início com um grupo de voluntários do Condomínio Alphaville. Hoje, ele que faz a distribuição de cestas básicas e o acompanhamento social de 28 famílias pobres da região Leste de Campinas.

No terreno cedido pela Prefeitura, a instituição criou um Centro Comunitário - do qual a escola faz parte - e mantém outras estruturas como sala de informática, biblioteca, secretaria e refeitório. O local também também são oferecidas aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), via Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), assim como outras atividades voltadas para a comunidade.

Serviço

Para se matricular nas 30 vagas disponíveis para o Agrupamento III da nova escola de educação infantil, é necessário agendar horário com a Assistente Social Michele Tatiane Dibers, pelo telefone (19) 3262-1948.

Crédito: Valeria Abras