Rosas de Prata conquista jurados e vence o Carnaval das Copas

19/02/2010 - 01:00

Bruno Sgambato

A GRCES Rosas de Prata foi a vencedora do Carnaval de Campinas de 2010. Com nota dez em quase todos os quesitos e apenas duas notas nove, a escola venceu o desfile do grupo especial e sagrou-se campeã do Carnaval, das Copas. A apuração das notas obtidas no desfile de terça-feira, dia 16 de fevereiro, aconteceu nesta quinta-feira, dia 18, no Ginásio do Taquaral.

A apuração, presidida pelo diretor do Departamento de Cultura, Vinícius Gratti, e pelo presidente da Liga das Escolas de Samba de Campinas (LESCA), Edson Jóia, revelou a nota dos dez jurados, que definiram a campeã, com 198 votos; a vice-campeã, Unidos do Shangai, com 195 votos; e Ponte Preta Amor Maior Amor Maior, em terceiro lugar, com 193 pontos.

Além do título, a vencedora recebe prêmio de R$ 25 mil. A segunda colocada fica com R$ 18 mil e a terceira, com R$ 16 mil. A escola Unidos do Santa Lúcia conquistou o quarto lugar e a Unidos do Grajaúna foi desclassificada por não preencher todos os requisitos exigidos.

“É uma emoção muito grande e a vitória é fruto do trabalho de todos, principalmente da  comunidade”, disse o presidente da Rosas de Prata, Marco Antonio Jeremias, que levou para a avenida 550 componentes ao som do samba-enredo “África: O Maior Legado Cultural do Brasil”. Com esta conquista, a escola passa a possuir dois títulos em seu currículo e deixa para trás o gosto amargo do segundo lugar, classificação que obteve no Carnaval do ano passado.

Grupo de acesso e pleiteantes

A apuração também revelou as vencedoras dos grupos de acesso e pleiteantes. A GRCES Renascença foi a vencedora do grupo de acesso, com 195 pontos e um prêmio no valor de R$ 11 mil. Em segundo lugar, com 186 pontos e prêmio de R$ 9 mil, ficou a escola Estrela D’Alva. A  Unidos do Paranapanema, com 135 pontos, ficou em terceiro lugar e recebeu prêmio de R$ 5 mil. O grupo de acesso contou ainda com a Princesa de Madureira, que obteve a quarta colocação com 100 pontos e a Gaviões dos DICs, que foi desclassificada por não preencher os requisitos.

Para o presidente da Renascença, Anderson de Araújo, a vitória é uma chance que tem que ser aproveitada; afinal, no ano passado, a escola tinha sido desclassificada. “Vou fazer mais cursos e trazer oficinas para a comunidade para então fazer bonito em 2011”, afirmou. Renascença e Estrela D’ Alva desfilarão no grupo especial, no Carnaval de 2011.

Apesar de bastante esperada a divulgação das notas das pleiteantes, a alegria já imperava nas três escolas que desfilaram na avenida o primeiro dia de Carnaval. Elas já desfilarão no ano que vem no grupo de acesso. “Segundo o regulamento, as pleiteantes têm que cumprir três anos de desfiles para fazer parte do grupo de acesso, e todas elas cumpriram sua missão”, disse Edson Jóia, presidente da LESCA.

Os jurados deram a primeira colocação para a GCRES Acadêmicos dos Amarais que, com 192 pontos, levou como prêmio R$ 3 mil, além do título de bicampeã entre as pleiteantes; a GCRES Acadêmicos da Vila Rica ficou em segundo com 187 pontos e a GCRES Acadêmicos de Madureira em terceiro lugar com 177 pontos.  Para o presidente da vencedora, Rubens da Silva, a conquista traz novas responsabilidades. “De fato, a vitória nos traz um alívio financeiro e, apesar do novo desafio, estamos bastante confiantes”, disse.

Rebaixadas

Com a desclassificação por não preencher os requisitos do regulamento, a Unidos do Grajaúna desce do grupo especial para o grupo de acesso. A Gaviões dos DICs – que já tinha sido desclassificada – e Unidos do Paranapanema e Princesa de Madureira  também sofreram com o rebaixamento e fazem parte agora das escolas pleiteantes. Paranapanema e Princesa de Madureira perderam em média 40 pontos cada uma durante a fiscalização.

Blocos

Os blocos carnavalescos que se apresentaram na avenida durante os cinco dias de festa também foram julgados e receberam prêmios. O primeiro lugar ficou para o bloco União da Vila Orosimbo Maia, com 124 pontos. O segundo foi conquistado pelo bloco Bantus Nação Savuru, com 120 pontos e o terceiro para a Turma da Panelinha com, 110 pontos. Cada bloco recebeu como prêmio R$ 5mil, R$ 3mil e R$ 2 mil, respectivamente.

O restante dos blocos que desfilou na avenida foi desclassificado, porém tem 48 horas para apresentar recursos.

Crédito: Valeria Abras