Campinas ganha Sede Administrativa Regional da Caixa Econômica

01/04/2011 - 13:51

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, participou na manhã desta sexta-feira, 1º de abril, da inauguração das novas instalações da Sede Administrativa Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), na altura do número 1.321. O evento contou com a participação de autoridades municipais, empresários da construção civil, prefeitos da região, deputados federais e estaduais e de funcionários e superintendentes da Caixa.

Segundo o superintende regional da instituição, Paulo José Galli, o objetivo da nova Sede Administrativa Regional é viabilizar a realização de negócios pelos mais de 400 pontos de atendimento da Caixa localizados nos 23 municípios de abrangência na região de Campinas.

Esta sede representa a importância que a Caixa dá à região de Campinas, uma das mais belas do país, com o objetivo de melhorar os processos e a velocidade no atendimento”, disse o superintende regional.

Para o superintendente nacional da Caixa para o Estado de São Paulo, Maurício Quarezemim, a região apresenta o maior crescimento em todo o país e a instituição não poderia ficar à margem deste fato. “Mais sete agências serão inauguradas nos próximos meses deste instrumento do governo federal para administrar produtos importantes como Bolsa Família, projeto Minha Casa, Minha Vida, Seguro Desemprego, PIS e outros tantos voltados à população”, disse.

Dr. Hélio ressaltou a importância da Caixa para a história do Brasil como protagonista da passagem de país subdesenvolvido para país pujante.

A Caixa é um dos instrumentos do governo federal para enfrentamento da crise mundial que, aqui, resultou no crescimento do setor produtivo por intermédio do projeto Minha Casa, Minha Vida, entre outras iniciativas, e assim, Campinas passou a ser paradigma em geração de empregos. A Caixa faz parte desse processo”, disse o prefeito.

A CEF possui mais de 900 mil correntistas na região e movimentou, em 2010, mais de R$ 2 bilhões em operações de crédito a empresas, pessoas físicas e em habitação. O volume aplicado em crédito imobiliário foi de R$ 1,8 bilhão, beneficiando 25.616 famílias.

Segundo a instituição o crescimento foi, em relação ao ano de 2009, de 80%, com cerca de R$ 1 bilhão em crédito na RMC.

No segmento de desenvolvimento urbano, a instituição viabilizou na região obras de infraestrutura, saneamento, moradia, asfalto, estação de tratamento e turismo, entre outras, com o desembolso na ordem de R$ 440 milhões investidos em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A nova sede da CEF está distribuída por quatro andares no edifício da Norte-Sul onde funcionarão, a partir da próxima segunda-feira, a Superintendência Regional, a Representação de Desenvolvimento Urbano, a Área de Análise de Risco de Crédito, a Sala Plataforma de Habitação e a Sala das Prefeituras.

Crédito: Luiz Granzotto