Escolas do Grupo Especial são destaques em desfile neste Carnaval

08/03/2011 - 10:53

Camila de Pádua

A segunda-feira de Carnaval, dia 7 de março, foi marcada pelo início do desfile das escolas de samba do grupo especial. Quatro agremiações desceram a Avenida do Samba e levantaram o público que lotou as arquibancadas. A chuva não veio, o que serviu para que o desfile fosse ainda mais especial.

A escola que abriu a noite foi a Leões da Vila Padre Anchieta, com uma passagem pela avenida que foi uma delícia. Com o enredo “Chocolate, o sabor do amor”, a agremiação mostrou em suas alas do cacau, a tabletes de chocolate. A ala infantil veio vestida de coelhinho da páscoa e a comissão de frente de oompa-loompa, os duendes da Fantástica Fábrica de Chocolate.

Como não poderia faltar a ala das baianas, que entre suas componentes estava Maria da Glória, que não falta a um desfile da escola. Aos 68 anos , ela tem todo o pique para descer a avenida rodando. “Se eu não venho fico doente”, contou animada.

Depois foi a vez da Estrela D’Alva, a escola mais antiga de Campinas, que contou os seus 60 anos de existência. O agito antes do desfile era muito grande, por conta de um atraso de parte dos integrantes, mas nada que prejudicasse a formação da escola.

A presidente da agremiação, Claudelina Aparecida de Moraes, estava muito nervosa. “Trabalhamos o ano todo esperando esse dia chegar e agora nada pode dar errado”, disse. Ela que tem 60 anos contou que desde pequena vive o Carnaval. “É minha vida! Vamos para avenida para brilhar”.

E a Estrela D’Alva brilhou com fantasias luxuosas, a escola levantou o público. O enredo “Sou azul e branco, mostro minha cara, minha alma e o meu samba que é feito de vitórias, são 60 anos de história em um país rico por suas belezas mas pobre pelos seus problemas” lembrou os fundadores da agremiação. Um dos destaques foi a ala coreografada com 14 casais que dançaram samba-rock para alegria das arquibancadas.

A terceira escola a desfilar foi a Renascença, da Vila 31 de Março. Campeã do grupo de acesso em 2010, os integrantes mostraram animação na avenida e que pretendem permanecer no grupo especial este ano. A alegria da escola contagiou o público e com o enredo do “Universo ao sonho eterno do criador” a Renascença fez o seu desfile.

A apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira chamou atenção pela beleza e entrosamento. Joselaine Saturnino contou que o casal carrega as cores da escola há 11 anos. “Eu e Paulo nos entendemos só pelo olhar, todo ano é uma emoção desfilar e uma grande responsabilidade”, explicou.

Fechando os desfiles da segunda-feira, a Unidos do Santa Lúcia fez uma homenagem as mulheres, com o enredo “Mulheres Universal”. O vermelho, branco e azul da escola tomaram conta da avenida.

Eliana Novaes que há seis anos desfila pelo Santa Lúcia fez sua estréia frente a bateria da escola. Como rainha ela representou a beleza das mulheres da agremiação. “É uma das melhores sensações da minha vida, uma verdadeira dádiva”.

Programação

O último dia do Carnaval 2011 “O bicho tá solto! Pegue o bicho” continua nesta terça-feira, dia 8, com mais desfile das escolas do grupo especial. Quem abre a festa são os blocos Bola de Neve, e o bloco feminino que irá comemorar o Dia Internacional da Mulher na avenida, a partir das 19h30.

Na sequência, o início do desfile das escolas, com as apresentações da Escola de Samba Ponte Preta – Amor Maior, Unidos do Shangai e Rosas de Prata, campeã em 2010.

Confira a programação completa desta terça-feira:

17h - Matinê Infanto-juvenil

19h30 - Desfile do Bloco Bola de Neve e Desfile do Bloco Feminino

21h10 - Escolas de samba do Grupo Especial:

- Grêmio Recreativo Escola de Samba Ponte Preta – Amor Maior

- Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Shangai

- Grêmio Cultural Recreativo Escola de Samba Rosas de Prata

24h – Trios, bandas e DJs

- Trio Ninja, com a Banda Filomena Bagaceira

- Trio Katrina Sertanejo, com Sandro Saga e Villa Baggage

- Trio Elétrico Astros e Estrelas com a Banda Astros e Estrelas

- Trio Eletrônico Twister, com DJ Diego e DJ Shetara

O Carnaval 2011 é uma realização da Prefeitura de Campinas com apoio da Sanasa.

Crédito: Valéria Abras