Contribuintes de Campinas já recebem carnê de IPTU

29/01/2010 - 18:08

Patricia Coutinho

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Finanças, inicia nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, a distribuição dos mais de 392 mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o exercício de 2010. A distribuição segue até o dia 4 de fevereiro.

Os imóveis residenciais terão vencimento da cota única ou primeira parcela no dia 10 de fevereiro; já para os comerciais, a data de pagamento será 18 de fevereiro.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista da cota única contarão com desconto de 10%. Para aqueles que optam pelo parcelamento, o imposto poderá ser pago em até 11 vezes.

O secretário da pasta, Paulo Mallmann, lembra que, de acordo com lei municipal, quem efetuar o pagamento em dia de todas as parcelas do IPTU em 2010, contará, em 2011, com desconto de 5%.

“É um justo prêmio ao bom pagador, estimulando-o a pagar regular e pontualmente o tributo e assim obter regularidade na arrecadação mensal do imposto ao longo do ano”, disse.

A previsão da Prefeitura é arrecadar, com o IPTU, R$ 318,4 milhões, o que representa crescimento de 12,7% com relação ao ano de 2009. Além de aumento na arrecadação, o número de carnês também cresceu de 384 mil no ano passado para 392 mil em 2010.

“Campinas tem atraído, por conta de seus indicadores sociais e econômicos, novos empreendimentos e novos moradores, aumentando o número de contribuintes que pagam IPTU”, explicou.

Outro fator, segundo Mallmann, são os incentivos concedidos pelo Governo Federal para a construção civil que, associados ao crédito mais facilitado, alavancaram o crescimento imobiliário na cidade.

Ainda segundo a Secretaria de Finanças, para 2010 os valores do IPTU foram reajustados apenas para repor a perda de poder aquisitivo da moeda em face da inflação do período e medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e que ficou em 4,17%.

Atendimento

Aqueles contribuintes que tiverem alguma dúvida com relação ao pagamento do seu imposto podem procurar um dos postos de atendimento disponibilizados pela Prefeitura. O Plantão Tributário funcionará no período de 1º de fevereiro a 5 de março.

Desde 2005, a Administração Municipal tem investido nos canais de atendimento ao contribuinte, que hoje, além das duas unidades do Porta Aberta, contam com o Prefeitura Móvel, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o Atendimento On-line, o que, segundo os gestores da Secretaria de Finanças, têm trazido mais comodidade aos contribuintes.

Crédito: Foto: Valéria Abras