City Banda e o pré-carnaval na Castelo Branco agitam foliões de Campinas

27/02/2011 - 09:23

Doni Vieira

“Nós estamos praticamente prontos para desfilar na avenida e conquistar o bicampeonato”, destacou na noite deste sábado, 26 de fevereiro, o presidente da Escola de Samba Rosa de Prata, Marco Antonio Jeremias, antes do início da folia do pré-carnaval na quadra da Sede Social da Vila Castelo Branco (região norte).

O ritmo empolgante do samba comandado pela bateria da escola e o entusiasmo dos moradores ao cantar o samba-enredo demonstraram que a agremiação tinha feito um trabalho preparativo sério ao longo do no passado.

A festa carnavalesca teve início neste sábado com a apresentação da City Banda, que desfilou a partir das 14h por várias vias da região do Bairro Cambuí (região leste). Mas o agito foi empolgante mesmo na Vila Castelo Branco, onde além da Rosa de Prata, participaram da programação o Trio Elétrico e o Grupo Contágio. Milharas de foliões participaram dos dois eventos.

O festejo está contido na programação do Carnaval 2011 “O bicho ta solto, pegue o bicho”, que tem o objetivo de despertar a consciência dos foliões da importância das medidas preventiva no combate ao mosquito Aedes Aegypt, causador da dengue. O evento é realizado pela Prefeitura de Campinas com o apoio da Sanasa.

O presidente da Rosa de Prata explicou que quando termina o Carnaval, a escola já começa a pensar na folia do próximo ano. “A verba fornecida pela Prefeitura é sempre bem vinda, mas nós não ficamos parados esperando por ela. Temos um bar que funciona em nossa sede cuja renda é toda revertida para o custeio da agremiação. Também promovemos eventos, como feijoadas e pagodes para conseguir mais recursos”, comentou Jeremias.

Quando a bateria da escola começou a tocar, o agito foi grande na quadra. A corte do Carnaval 2011, integrada pelo Rei Momo José Carlos da Silva Gonçalves, a Rainha Aline Mussato e as princesas Flávia Ferreira Ribeiro e Érika Viviane de Souza Ramos, encantou a festa. Por pertencer à Rosa de Prata, a rainha se sentia em casa e abrilhantou a festa com muita alegria e samba.  “Eles são muito simpáticos, animados e realmente têm muito samba no pé”, comentou a dona de casa Ana Regina Freitas.

Assim que a Rosa de Prata encerrou a apresentação, o Grupo Contágio deu sequência no festejo. Nesse momento, toda a área da  Sede Social da Vila Castelo Branco e vias das proximidades  estavam repletas de moradores e a maioria caiu na folia. “Sinceramente, não dá para ficar parado só assistindo”, comentou a balconista Cleide Ferreira, acrescentando que “pela disposição e alegria dos responsáveis pela festa parece até que estamos assistindo o desfile oficial”.

“O estudante Vitor Silvestre disse que o festejo estava emocionante. Só mesmo o povo brasileiro tem competência para tocar e cantar um samba tão empolgante como este. Hoje eu e meus amigos vamos aproveitar o máximo e depois agitaremos na avenida”, observou.

A Rosa de Prata foi fundada em 10 de março de 1975, na Vila Castelo Branco e é detentora de 2 títulos de campeã do Carnaval de Campinas, sendo um em 2010. Ela pertence ao grupo especial, conta com 600 integrantes e 3 carros alegóricos. A bateria tem 70 integrantes.

Programação

A programação de pré-carnaval será finalizada na noite deste domingo, 27 de março, a partir das 20h, na praça pública situada na Rua Martinho Nogueira, s/nº (rua da feira), na Vila 31 de Março, região leste. A animação ficará por conta do Trio Elétrico e Banda Puro Encanto e a Escola de Samba Renascença. Depois, a população fica na expectativa da programação na passarela do samba, com início na noite da próxima sexta-feira, 4 de março.

Samba-enredo

Sou artista, sou Rosa de Prata

É chama é sangue é suor, magia, emoção que contagia

É samba é carnaval, me abraça, vem cantar Rosa de prata