SME participa de fórum na região metropolitana

13/11/2009 - 12:46

Ingrid Vogl

Reconhecida nacionalmente e considerada pelo Ministério da Educação como referência no desenvolvimento de projetos de educação especial, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas participará do 4º Fórum de Educação na Região Metropolitana de Campinas - “Gestão da educação: desafio e avanços”, que acontece no dia 17 de novembro durante todo o dia no teatro Manoel Lira, em Santa Bárbara D'Oeste.

A participação da SME vai acontecer por meio da participação do secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, e da coordenadora de Educação Especial, Rute Telles, que será uma das debatedoras da mesa redonda “Impactos e desafios das novas diretrizes operacionais da educação especial”.

O evento terá, ainda, a participação de Cesar Callegari, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, de Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária nacional de Educação Básica do Ministério de Educação, além de representantes de secretarias de educação da RMC e de outras instituições ligadas à área educacional.

“Para a região de Campinas, é um diferencial importante a presença de representantes do Ministério da Educação nesse evento, e para a Secretaria Municipal de Educação, é um reconhecimento essencial poder falar sobre o trabalho que é desenvolvido na rede municipal de ensino referente às políticas públicas de inclusão da educação especial”, disse Rute Telles.

Durante a mesa redonda, a representante da SME falará sobre o trabalho da educação especial na rede municipal de ensino de Campinas, com o acompanhamento pedagógico dos alunos dentro das escolas. A operacionalização das as novas diretrizes do Ministério da Educação em relação à ampliação e implantação das salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais também será abordado por Rute durante o evento.

Atendimento

Atualmente, a rede municipal de ensino de Campinas possui 151 professores de educação especial que atendem mais de 1,2 mil alunos com diversos tipos de deficiência. Além disso, existem 20 entidades de educação especial conveniadas, que atendem 2,4 mil usuários.

A SME possui cinco salas de recursos multifuncionais para o atendimento dos alunos com deficiência que funcionam no contraturno da sala de aula. Com a ampliação da estrutura para o atendimento da educação especial, até o fim de 2010, a meta é que a rede municipal chegue a 22 salas de recursos.

Serviço: O 4º Fórum de Educação na Região Metropolitana de Campinas-“Gestão da educação: desafios e avanços” acontece no dia 17 de novembro, a partir das 8h no teatro Manoel Lira (Rua João XXIII, 61 – Centro, Santa Bárbara D’Oeste). Mais informações pelos telefones: (19) 3455-2473 / 1496.

Confira a programação do 4º Fórum de Educação na Região Metropolitana de Campinas-“Gestão da educação: desafios e avanços”:

Dia 17 de novembro de 2009 – terça - feira
8h –Acolhimento dos participantes
8h30 – Conferência inaugural: “Para um novo Plano de Educação” Cesar Callegari – Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

9h45 - Atividades simultâneas
Bloco I “Teatro Manoel Lira” (amarelo)
Experiência 1: “Programa de Interação Família-Escola: Conhecer para Aprender”. Profa. Lucilaine Marques da Silva – Supervisora de Ensino – Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia.

Bloco II “Salão Nobre” (vermelho)
Experiência 2: “Educação integral ou escola integral: os Centros de Educação Pública – CIEPS Avanços e desafios”. Prof. Herb Carlini – Secretário Municipal de Educação de Santa Bárbara D’Oeste.

Bloco III “Sala Azul” (azul)
Experiência 3: “Visão holística da gestão educacional”. Profa. Heloisa Antonia de Oliveira Townsend – Coordenadora Pedagógica – Secretaria Municipal de Educação de Artur Nogueira.

Bloco IV “Sala cinza” (cinza)
Experiência 4: Um Novo olhar sobre a Creche de Engenheiro Coelho – Profa. Andreia Cristiane Scholl Correia de Oliveira - Diretora da CEI Sebastião Oliverio de Moraes e Régis Forner - Diretor de Educação e Cultura do Município de Engenheiro Coelho.

10h45 – Coffe break

11h15 – Conferência Central: “Gestão da educação básica: desafios e avanços” – Profa. Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva – Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério de Educação.

12h15 – Almoço

14h15– Atividades simultâneas
Bloco I “Manoel Lira” (amarelo)
Conferência: “Financiamento e Gestão da Educação” – Prof. Cesar Callegari - Membro do Conselho Nacional de Educação e Presidente da Câmara de Educação Básica.

Bloco II “Salão Nobre” (vermelho)
Conferência: “Gestão da educação pública e o papel do diretor da unidade escolar” – Prof. Luis Enrique Aguilar – UNICAMP - Campinas - SP.

Bloco III “Sala Azul” (azul)
Experiência 5: “Projeto Profissional do Futuro” – Profa. Elisângela Sales Teixeira - Coordenadora do Projeto e Profa. Valquiria Minutti Roson dos Santos - Formadora de Professores - Secretaria Municipal de Educação de Itatiba.

Bloco IV “Sala cinza” (cinza)
Experiência 6: Aplicações Pedagógicas da Tecnologia Educacional- Profa. Tânia Castanho – Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba.

15h30 – Mesa redonda: “Impactos e Desafios das Novas Diretrizes Operacionais da Educação Especial”.

- Conferencista 1: Profa. Cláudia Pereira Dutra – Secretária de Educação Especial do Ministério da Educação.

- Conferencista 2: Profa. Andréa Reis Guaiume – Secretaria de Educação de Indaiatuba.

- Conferencista 3: Prof. Aparecido Donizeti de Farias – Secretaria de Educação de Hortolândia.

- Conferencista 4: Prova. Rute Telles - Secretaria de Educação de Campinas

- Mediador: Prof. Ismael Bravo – Campinas – UNICAMP