Novas Atitudes desenvolve Cartografia Social com mulheres do Satélite Íris

07/04/2021 - 17:16

A Rede Intersetorial Novas Atitudes desenvolve a Cartografia Social de mulheres que moram na região do Jardim Satélite Íris. O objetivo do trabalho é identificar as potencialidades e as fragilidades do território que reflitam, diretamente, no cotidiano das mulheres e suas famílias, especialmente no momento de pandemia.

O terceiro e último encontro para concluir esse trabalho, ocorre nesta quinta-feira, dia 8 de abril, entre 9h e 11h. O acesso é pelo Google Meet no link: meet.google.com/rip-cxyu-ikw .

Durante os encontros mensais, que tiveram início em fevereiro, as participantes dão seus depoimentos e apontam suas demandas, também são apresentados dados existentes sobre o território em parceria com a área de  Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Para o levantamento de dados, as mulheres atendidas pelos serviços que atuam na região e que participam das atividades remotas, por meio dos grupos de whatsapp, recebem um questionário elaborado pela Rede Novas Atitudes em parceria com a professora Vera Plácido da PUC Campinas.  A partir dessa pesquisa qualitativa será construída a Cartografia Social desse território.

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Satélite Íris, Elizabeth Maria Ximenes Lourenço, explica que a Cartografia Social é uma ferramenta utilizada para facilitar o conhecimento do território. “Esse documento é elaborado com a participação da comunidade que, ao responder um questionário previamente elaborado, identifica quais são os desafios, os problemas e as mudanças necessárias para melhorar a situação do território”, detalha.

Ainda de acordo com a coordenadora, neste período de pandemia, uma das questões abordadas na pesquisa diz respeito à rotina dessas mulheres. “Como era antes da pandemia e como está agora. Com isso, queremos identificar o que a Covid-19 causou no cotidiano desses grupos familiares”,  esclarece Elizabeth.

A expectativa dos profissionais envolvidos é concluir o material até o fim do mês de abril. O documento final será apresentado aos órgãos competentes.

Rede Novas Atitudes

A Rede Novas Atitudes é um projeto construído pela Intersetorial Micro II, iniciado  por meio do Programa “Juntos pela Educação” há aproximadamente 15 anos. Composta por representantes de unidades públicas estatais, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias, conta também com participação de universidades como PUC Campinas e Unicamp.

Entre os serviços que compõem a Rede estão o CRAS Satélite Íris, Projeto Gente Nova, Casa Hosana, Secretaria de Cultura e representantes da comunidade. No início, o projeto foi financiado pelo Instituto Arcor e pelo Instituto Bosch. Desde 2015, continua o trabalho sem financiamento, sendo modelo de articulação de rede em outros municípios.

A Rede Novas Atitudes atua no território de abrangência do CRAS Satélite Íris, contemplando os bairros Satélite Íris I, II e III, Jardim São Judas Tadeu, Uruguai, Ouro Preto e Marialva.

As ações são vinculadas às demandas do território na perspectiva da prevenção de situações de violação de direitos. Para isso, dispõe de metodologia própria que inclui planejamento das ações em conjunto com a comunidade tendo em vista a articulação dos serviços que atuam no território e a mobilização popular.