Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Centros de Saúde atenderam a 118 pessoas com sintomas gripais nesta 6ª


02/04/2021 - 10:20




Os três Centros de Saúde que permaneceram abertos em Campinas nesta Sexta-feira Santa, 2 de abril, atenderam a 118 pessoas com queixas respiratórias e sintomas gripais. Três pacientes foram removidos pelo Samu para unidades de urgência e emergência. 
 
As unidades do Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva funcionaram das 7h às 17h e voltarão a abrir no mesmo horário no sábado, dia 3, e domingo, 4 de abril.
 
Pessoas com sintomas gripais, mesmo que sejam leves, como coriza, tosse, garganta ou quadros como sinusite, devem procurar os Centros de Saúde para avaliação. Quem chegar às unidades fará o exame específico para detectar se está infectado com o novo coronavírus.
 
Esse é o terceiro final de semana que os Centros de Saúde permanecem abertos para atender exclusivamente a pacientes com síndromes gripais e respiratórias.
 
Nos dois finais de semana anteriores, 14 unidades ficaram abertas e receberam 2.899 pacientes no período. O objetivo é deixar os Prontos-Socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti menos carregados para receberem os casos mais graves.
 
Sintomas
 
A infecção pelo novo coronavírus pode causar tanto quadros leves quanto graves. Os quadros graves, de pacientes com falta de ar, que precisam de ventilação mecânica e intubação, chamam mais a atenção das pessoas. Porém, coriza, nariz escorrendo, tosse, garganta raspando ou quadros como sinusite e inflamação de garganta também podem ser causados pelo vírus. Uma pessoa pode passar o novo coronavírus para outras desde dois dias antes do início dos sintomas até dez dias depois dos primeiros sinais, mesmo com esses sintomas. Por isso, a importância de ir até a unidade de saúde e fazer o exame.
 
 
Serviço
 
A unidade do Vista Alegre fica na Avenida Sinimbu 903, no Parque Universitário de Viracopos. O Centro de Saúde do São Bernardo está localizada na Avenida João Batista Morato do Canto, 600 - Fundação da Casa Popular. A unidade do Costa e Silva fica na Rua Joaquim Manuel de Macedo, s/nº, no Jardim Santa Genebra.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: As unidades do Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva funcionaram das 7h às 17h e voltarão a abrir no mesmo horário no sábado, dia 3, e domingo, 4 de abril. | Crédito: Fernanda Sunega

As unidades do Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva funcionaram das 7h às 17h e voltarão a abrir no mesmo horário no sábado, dia 3, e domingo, 4 de abril.