Programa de Parques Lineares é tema de encontro com Prefeitura de Socorro

30/03/2021 - 14:06

A implantação do programa de Parques Lineares em Campinas foi a pauta da reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira, 29 de março, entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Socorro (SP).

Durante o encontro, o secretário ambiental da estância, Tiago Sartori, informou que, a exemplo de Campinas, estuda fazer alterações na legislação daquele município a fim de implantar parques lineares nos novos empreendimentos imobiliários.

Segundo o coordenador do Programa de Implantação dos Parques Lineares da SVDS, Gabriel Dias Mangolini Neves, a reunião teve por objetivo mostrar como o programa foi implantado no município.

“A implantação de parques lineares está prevista no Plano Municipal do Verde, instaurado por decreto em 2016, e tem por objetivo equalizar o déficit de áreas verdes com função social nas diferentes regiões do município. Em áreas privadas, o empreendedor fica responsável pela efetivação do projeto”, explica.

Parques Lineares são áreas verdes com função social (soluções baseadas na natureza) que visam recuperar a mata ciliar e corpos de rios, além de garantir a prática de esportes e lazer, mobilidade não motorizada e a qualidade de vida da população.

A coordenadora da SVDS, Rebeca Veiga, que também participou da reunião, conta que, hoje, graças à legislação, há cerca de 17 projetos de parques lineares sendo instaurados em empreendimentos particulares em Campinas.

Crédito: Divulgação

Foto: Reunião Virtual permitiu intercâmbio entre Campinas e Socorro | Crédito: Divulgação

Reunião Virtual permitiu intercâmbio entre Campinas e Socorro