Prefeito visita a Mata e conhece projetos desenvolvidos no local

19/02/2021 - 11:37

O prefeito de Campinas, Dário Saadi visitou, na manhã desta sexta-feira, 19 de fevereiro, a Mata de Santa Genebra. Saadi foi recebido pelo presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos, que, junto com sua equipe, apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos no local.

Entre os destaques está o projeto Gênesis, que engloba ações de educação ambiental, reflorestamento, formação de condutores de visitantes e ampliação das mudas do viveiro para replantio de espécies em diversos pontos da cidade. Dentro do plano de 100 dias da atual gestão, a expectativa é de que sejam plantadas 3,5 mil mudas nativas.

Para o presidente da Fundação, os projetos são ousados e pensam na preservação do meio ambiente da cidade para os próximos 4 anos. “Temos uma equipe muito boa, com profissionais capacitados e que trabalham com o coração. A Mata é uma área rica de fauna, flora e recebe pesquisadores de diversas regiões, que vêm aqui para estudar a biodiversidade local”, disse. “Temos o compromisso de preservar este fragmento de floresta e por isso queremos ampliar a participação da comunidade em nossas atividades, porque quem conhece, ajuda preservar”, completou.

O prefeito destacou a importância que a Mata tem para a cidade e elogiou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela equipe da Fundação. “O trabalho que vocês realizam aqui é muito importante para a cidade de Campinas, porque além de preservar nossa de floresta, também promove educação ambiental e conscientização”, disse o prefeito.

Principais projetos desenvolvidos pela Fundação José Pedro de Oliveira

Além do projeto Gênesis, a Fundação também promove ações de Gestão Ambiental e Uso Público (com as visitas, trabalho voluntário e outras atividades com a comunidade); Manejo e Proteção da Unidade, que inclui resgate de animais silvestres na zona de amortecimento da Mata, prevenção e combate a incêndios florestais, monitoramento da Mata por câmeras e rondas e o viveiro de mudas nativas; Pesquisa e Monitoramento – no momento há 24 pesquisas em desenvolvimento; e Produção de Conhecimento: realização de cursos, palestras, seminários e participação em congresso.

Mata de Santa Genebra

Localizada no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas, a Unidade de Conservação Arie Mata de Santa Genebra é o maior remanescente de Mata Atlântica da Região Metropolitana de Campinas e uma das maiores florestas urbanas do País.

A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9 quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa.

A área de preservação fica na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo. Para conhecer mais sobre a Mata e as atividades abertas à comunidade, basta acessar o site http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/ .

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito Dário Saadi visitou hoje a Mata Santa Genebra | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito Dário Saadi visitou hoje a Mata Santa Genebra

Foto: Prefeito conheceu toda a equipe da Mata | Crédito: Fernanda Sunega