Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Mostra virtual de HQ em bordado começa nesta sexta-feira, 19


19/02/2021 - 11:02




A exposição “Bordadeiras fazendo arte” pode ser vista a partir desta sexta-feira, dia 19 de fevereiro  até 28 de fevereiro, na mostra online “Dia do Quadrinho”, no site https://www.dqnzink.com.br/, da Biblioteca Ernesto Zink. O público verá o trabalho de um grupo de dez artesãs do distrito do Campo Grande, que traz o mundo das histórias em quadrinhos para o universo do bordado.
 

O projeto “Bordadeiras fazendo arte” é fomentado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

 
“Essa proposta, que surgiu de oficinas de artesanato, cria um diálogo interessante entre realidades distintas e o público certamente vai se encantar com o trabalho exposto“, afirmou  a secretária Municipal de Cultura, Sandra Ciocci.
 

A ideia nasceu da parceria entre um desenhista de 12 anos, Kaio Soares Miranda, que cria as formas que serão transpostas para os bordados, e as artesãs. Autodidata, o pequeno artista fez de sua vivência do universo dos quadrinhos a fonte de inspiração para criar. Depois de prontos, são copiados para os tecidos e aí começa o trabalho de bordar.

 

O grupo já produziu até um livro em tecido, a “História de Rose”, que desenvolve uma narrativa sobre a formação da mulher negra. Segundo Maria Marinho, do projeto “Bordadeiras fazendo arte”, o trabalho entusiasmou a todas. “A gente precisa falar de mulher porque afinal de contas as mulheres ficam abandonadas, meio que desprotegidas”, afirmou.

 

Segundo Juliana Siqueira, da coordenadoria de ação cultural da Secretaria de Cultura, o grupo nasceu de uma iniciativa intersetorial, que começou a pedido do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Satélite Íris e vem sendo desenvolvida com a rede Novas Atitudes para oferecer oficinas de artesanato. “Por meio do bordado, queremos trabalhar e fomentar ações para elas cuidarem de si mesmas”, afirmou.

 

A rede intersetorial Novas Atitudes é composta por vários serviços que atendem à população da região. Dentre eles estão o CRAS Satélite Íris;  as Escolas Estaduais Rosina Frazatto e São Judas Tadeu; o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Noroeste; além das instituições Centro Educacional e de Assistência Social Coração de Maria (Ceascom); Centro Regional de Atenção Aos Maus Tratos na Infância (Crami); Casa Hosana e Projeto Gente Nova (Progen).


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Exposição virtual foi batizada de  | Crédito: Divulgação

Exposição virtual foi batizada de