Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Secretaria do Verde divulga Relatório de Atividades do primeiro semestre


13/08/2020 - 14:31




A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas disponibilizou nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, para consulta pública, o Relatório de Atividades do primeiro semestre de 2020. A apresentação do documento atende às diretrizes de publicidade, transparência e participação pública, entre outras, adotadas pelo órgão ambiental municipal desde 2013.
 
 
Disponível em http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/meio-ambiente/relat_ativ_2020_1_sem.pdf , o relatório apresenta uma retrospectiva da gestão ambiental em Campinas desde 2013 até os dias de hoje.
 
 
Os destaques das realizações de cada setor da SVDS; os eventos dos quais as equipes participaram; estrutura, recursos humanos, orçamento e equipe; planejamento estratégico e plano de ação; planos e políticas ambientais, bancos de dados e indicadores; e uma explanação sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável como norte para a gestão ambiental são alguns dos tópicos organizados para consulta.
 
 
Pandemia
 
 
Merece destaque, nesta edição, o capítulo específico sobre a adaptação das atividades da SVDS ao período da pandemia de Covid-19. Com o decreto municipal que tornou obrigatório o distanciamento social, a partir de março, a SVDS estabeleceu novas rotinas internas e a maioria dos servidores passou a trabalhar a partir de suas casas.
 
 
Com o acesso remoto da equipe aos arquivos e a comunicação por meio de plataformas virtuais, a SVDS percebeu um ganho, no período, na produtividade dos trabalhos.
 
 
“As rotinas estabelecidas com o isolamento imposto, implicou, não só na SVDS, mas provavelmente em outras secretarias que possuem características similares, redução de custos operacionais para a Prefeitura e, inclusive, da nossa pegada ecológica, diminuindo a emissão de carbono, seja quanto aos meios de transporte, seja pela redução do consumo de energia, papéis, toner de impressoras, descarte de resíduos, entre outros”, avalia a secretária da SVDS, Andréa Struchel.
 
 
Essenciais
 
 
Para os servidores lotados em funções essencialmente presenciais, foram montados sistemas de rodízio que mantiveram todas as equipes em atividade.
 
A exceção, neste caso, ficou por conta dos trabalhos de fiscalização ambiental e de proteção e bem-estar animal que, pelo fato de serem atividades essenciais, não passaram por qualquer tipo de interrupção de serviços.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Relatório também apresenta retrospectiva da gestão ambiental desde 2013 em Campinas | Crédito: Divulgação

Relatório também apresenta retrospectiva da gestão ambiental desde 2013 em Campinas