Parques e bosques reabrirão a partir do sábado com horário reduzido

12/08/2020 - 16:05

Campinas, que está na Fase Amarela do Plano São Paulo, do Governo do Estado, vai reabrir os 24 parques e bosques públicos, de forma gradual, a partir do próximo sábado, dia 15 de agosto. A medida foi anunciada pelo prefeito Jonas Donizette, durante transmissão pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 12 de agosto.

Os parques ficarão abertos durante seis horas, de quarta-feira a domingo, das 7h às 13h. Cada local poderá receber cerca de 30% dos visitantes e o uso de máscara será obrigatório. Também haverá álcool gel na entrada dos parques e um banner com todas as orientações sobre medidas sanitárias, como manter o distanciamento social, evitar aglomerações, fazer higiene, usar máscara, entre outras.

“Campinas tem muitas áreas verdes bonitas e decidimos abrir todos os parques e bosques, para que as pessoas possam usufruir sem aglomerar. Sabemos que as pessoas estão com saudades dos parques. Peço que tenham compreensão e sigam as medidas necessárias nos parques”, disse o prefeito Jonas Donizette.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que está seguindo todas as recomendações sanitárias para a reabertura dos parques e bosques. “Estamos orientando os funcionários em como proceder nos parques. Temos de evitar aglomeração”, disse.

As atrações de uso coletivo, como parquinhos, quadras, campos de futebol, academias, entre outros, permanecerão fechadas em todos os parques e bosques.

No caso da Lagoa do Taquaral, por exemplo, estarão fechadas as atrações bonde, caravela, pedalinhos, parquinhos infantis (casa da criança e parque inclusivo) todas as academias (musculação; adaptada; ar livre), quadras poliesportivas e campos de futebol, piscinas, ginásio, entre outras.

Os grandes parques de Campinas, que recebem mais visitantes – Lagoa do Taquaral; Bosques dos Jequitibás; Parque Luciano do Valle, na Vila União; e Parque Dom Bosco, no Vida Nova –, terão controle do fluxo de pessoas na entrada. Apenas o portão principal dos parques permanecerá aberto.

Nos demais, funcionários e seguranças vão orientar os frequentadores para que não se aglomerem.

Os protocolos sanitários para abertura de parques e clubes sociais estão disponíveis no portal Covid-19, no site da Prefeitura, o www.campinas.sp.gov.br e clicar no banner Covid e também no canal exclusivo, que pode ser acessado em https://covid-19.campinas.sp.gov.br/.

Os parques e bosques de Campinas são:

Lagoa do Taquaral – Parque Taquaral

Praça da Juventude – DICs/Marighela

Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo) – Parque Jambeiro

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito apresenta protocolo de reabertura dos parques e bosques de Campinas | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito apresenta protocolo de reabertura dos parques e bosques de Campinas

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella: nomas de sergurança | Crédito: Carlos Bassan

Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella: nomas de sergurança