Bolsistas renovam contratos no Programa Juventude Conectada

13/07/2020 - 14:49

O Programa Municipal de Inclusão Digital Juventude Conectada voltado para jovens de 15 a 29 anos, renovou nesta segunda-feira, dia 13 de julho, a permanência de 18 jovens por mais 12 meses. A assinatura do novo Termo de Adesão tem como base o Decreto Regulamentador nº 20.827/2020.

O Juventude Conectada tem como objetivo central promover a inclusão social, a formação e a atuação comunitária desses bolsistas por meio da cultura digital.

Nos telecentros implantados em todas as regiões da cidade, os jovens atuam orientando a comunidade, principalmente os idosos, no acesso à internet, na utilização de programas de texto entre outras atividades online. Para isso, eles recebem uma bolsa no valor de R$ 551,82, relativo a 152,60 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs), por 20 horas semanais, e também o vale-transporte.

Pandemia

Como os telecentros estão fechados devido à pandemia da Covid-19, os bolsistas estão desenvolvendo novas atividades. Desde o mês de maio estão atuando em agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) para orientar as pessoas em como usar as novas tecnologias para solicitar o auxílio emergencial do Governo Federal.

Na segunda-feira, dia 6 de julho, teve início uma ação educativa implementada para conscientizar a população sobre a importância do uso das máscaras para evitar a propagação do contágio pelo novo coronavírus. Os jovens abordam e orientam as pessoas sobre a necessidade do uso correto das máscaras.

Programa

Mais de 600 jovens já passaram pelo programa desde que foi implementado, em julho de 2014. Como prevê a lei, o prazo de permanência é de 12 meses, prorrogável pelo mesmo período, desde que não exceda 24 meses.

O Juventude Conectada é um programa inclusivo tanto pela participação de bolsistas com deficiência como pela quebra de barreiras que tem acontecido nos telecentros com as pessoas que são atendidas por esses jovens.

O trabalho é gerenciado pela equipe da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Foto: Jovens realizam atividades nos telecentros | Crédito: Divulgação

Jovens realizam atividades nos telecentros

Crédito: Divulgação

Foto: Nesta época de pandemia, estão ajudando a comunidade | Crédito: Divulgação