Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população

01/07/2020 - 16:26

A Campanha de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até 24 de julho e ampliada para toda população. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 1º de julho, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, durante transmissão ao vivo na internet.

As doses estão disponíveis em todos os 66 Centros de Saúde da cidade. Para saber os locais e horários de vacinação basta acessar o portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br).

“A vacinação agora é extensiva a todas as pessoas, não mais aos grupos prioritários. Temos doses disponíveis. Estamos falando de gripe e é muito importante receber a vacina para que não haja a confusão de sintomas gripais com Covid. Se você estiver resguardado da gripe, ajuda muito o diagnóstico e a Saúde Pública”, disse o prefeito.

Os centros de saúde têm esquemas para evitar aglomeração e a população pode buscar a vacina sem preocupação, tomando o cuidado de usar devidamente a máscara.

A campanha, que se encerraria na terça-feira, 30 de junho, priorizou em um primeiro momento idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde e doentes crônicos. Nestes públicos, a cobertura vacinal atingiu mais de 100%.

A Prefeitura chama a atenção dos pais e responsáveis por crianças de 6 meses a 6 anos de idade, grávidas e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias para que se vacinem. A cobertura vacinal para esses públicos ainda não atingiu a meta de 90%.

A vacina contra a gripe protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.
Até o momento, a cobertura vacinal é a seguinte:
- crianças entre 6 meses e 6 anos: 55,5% de 74 mil;
- grávidas: 46,6% de 11.369 mulheres;
- puérperas: 51,3% de 1.869 mães recentes.

Estratégia para ampliar a cobertura vacinal

A Prefeitura solicita a colaboração de hospitais que tenham maternidades em Campinas para que possam contribuir com a vacinação das mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias (puérperas).

A Secretaria de Saúde fez uma proposta aos hospitais para que essas mulheres possam ser vacinadas contra a gripe após o parto, antes mesmo de saírem do hospital. O Hospital Celso Pierro, da PUC, aderiu e deu início à vacinação na última sexta-feira, dia 26 de junho.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Vacinação contra a gripe: importância da vacinação para que não haja confusão dos sintomas da gripe com a Covid | Crédito: Carlos Bassan