Bolsistas do “Mão Amiga” se voluntariam para entrega de cestas básicas

24/06/2020 - 11:42

Um grupo de 17 bolsistas do Programa Parceiros da Cidade: Mão Amiga participou como voluntário, de 10 a 20 de junho, da ação solidária de distribuição de 38 mil cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social em Campinas.

As cestas são provenientes do Programa Alimento Solidário do Governo do Estado de São Paulo e coube à Prefeitura de Campinas fazer a logística da distribuição para as famílias com critério de elegibilidade inscritas no Cadastro Único.

Participaram da ação os bolsistas que não pertencem a grupos de risco e não têm filhos pequenos sob seus cuidados. A distribuição das cestas básicas ocorreu nas cinco regiões administrativas de Campinas, em equipamentos públicos como escolas estaduais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Praças de Esportes e Subprefeituras.

De acordo com a gestora do “Mão Amiga”, Márcia Pantaleão, o trabalho voluntário foi realizado de forma organizada e segura, com uso de máscaras e assepsia adequada. O transporte dos bolsistas foi feito por meio de micro-ônibus.

“O Programa entende que, ao fazer parte de ações de cunho humanitário, num ciclo virtuoso, em que um dia você é o beneficiário e, no outro, pode contribuir para auxiliar outras pessoas, é extremamente benéfico para os bolsistas, elevando a autoestima e ampliando o exercício da percepção de coletividade, solidariedade e empatia tão necessárias para a saúde mental, mantendo sob controle o estresse, o medo e a insegurança, vividos por grande parcela da população nos tempos atuais”, afirma a gestora.

Mão Amiga

Instituído pela Lei nº 15.137, de 5 de janeiro de 2016, o Programa Parceiros da Cidade: Mão Amiga tem por objetivo promover a cidadania e a reinserção social da população em situação de rua, visando a sua integração no mundo do trabalho com formação profissional.

Segundo Pantaleão, trata-se de um programa com características inovadoras, que vem conseguindo a introdução de seus bolsistas no mercado de trabalho formal após a conclusão das formações profissionais nas áreas de Jardinagem e Paisagismo, Hidráulica e Elétrica Predial.

Os integrantes recebem uma bolsa para que consigam se organizar e buscar autonomia enquanto realizam a formação, composta de aulas teóricas e práticas.

Desde o decreto de isolamento devido à pandemia e das orientações da Organização Mundial de Saúde, as aulas práticas estão suspensas e as aulas teóricas são feitas por meio de plataforma virtual.

No momento, esta é a quinta turma do programa, que tem inclusão anual de 30 bolsistas.

Foto: Voluntários do  | Crédito: Divulgação

Voluntários do

Crédito: Divulgação

Foto: Ação distribuiu 38 mil cestas básicas aos necessitados por conta da pandemia | Crédito: Divulgação