Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

GM atende 347 ocorrências durante operação especial da Lei do Pancadão


15/06/2020 - 16:45




O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, divulgou o balanço das operações da Guarda Municipal que atendeu 347 ocorrências, sendo 187 referentes ao descumprimento das medidas sanitárias, 63 da Lei do Pancadão e 97 de perturbação do sossego público em todas as regiões de Campinas. Os números foram passados durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta segunda-feira, dia 15 de junho.
 
 
A Guarda Municipal atendeu ocorrências em 47 bairros de todas as regiões da cidade. “É muito importante que as pessoas denunciem”, disse o prefeito se referindo ao som alto, festas durante a pandemia de coronavírus na cidade.
 
 
Os atendimentos foram registrados entre as 7 da manhã do dia 12 de junho até as 7h desta segunda-feira. Entre as 63 ocorrências referentes à Lei do Pancadão, a Guarda Municipal apreendeu três carros estavam com o som mais alto do que o permitido. Os proprietários foram multados em R$ 1.808,05 e os automóveis levados para o pátio da Emdec. Também foram apreendidas quatro motocicletas.
 
 
Nas outras abordagens à Lei do Pancadão, quando os guardas chegaram, não foi constatado som alto ou o responsável pelo veículo desligou sem dar tempo de fazer a aferição do volume.
 
 
Risco na pandemia
 
 
“Fomos às ruas a seu pedido, prefeito, para intensificar o patrulhamento. É uma série de pancadões que ocorrem na cidade, nesse momento de pandemia, e também as pessoas em casa acabam fazendo festas particulares que extrapolam os limites da residência”, disse o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio.
 
 
Tanto nas ações por descumprimento de medidas sanitárias (comércio e aglomerações) quanto nas ocorrências de perturbação do sossego, as pessoas foram orientadas a respeitar as medidas de isolamento social.
 
 
O secretário também pediu que as pessoas continuem denunciando os casos por meio do 153 da Guarda Municipal ou pelo site www.campinas.sp.gov.br e clicar no banner “Força-Tarefa – Covid-19 – Denuncie Aqui – Lei do Pancadão”. A denúncia é anônima.
 
 
Segundo Baggio, o site recebeu mais de 750 solicitações, mas muitas delas repetidas, denunciando locais de festas, bares e estabelecimentos que não deveriam estar abertos. As operações vão continuar nesta semana.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Secretário de Segurança Luiz Augusto Baggio: balanço | Crédito: Divulgação

Secretário de Segurança Luiz Augusto Baggio: balanço

Crédito: Divulgação

Foto: Efetivo da Guarda Municipal atende muitas denúncias da população sobre perturbação do sossego público | Crédito: Divulgação

Efetivo da Guarda Municipal atende muitas denúncias da população sobre perturbação do sossego público