Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Assistência implanta 3º abrigo para população em situação de rua


11/06/2020 - 12:38




O terceiro abrigo emergencial para pessoas em situação de rua, da Prefeitura de Campinas, começa a funcionar na segunda-feira, dia 15 de junho. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira, 11 de junho. 
 
 
 
“Essas pessoas precisam do nosso acolhimento, ter a mesma dignidade. Trabalhamos para oferecer o atendimento necessário a essa população. Desde o início da pandemia estamos ampliando os serviços às pessoas em situação de rua”, disse o prefeito Jonas Donizette. 
 
 
 
O abrigo tem 40 vagas para acolher a população em situação de rua em geral. A execução do serviço será feita pela Cáritas Arquidiocesana de campinas. A unidade vai funcionar ao lado da Casa da Cidadania, na Vila Industrial. 
 
 
 
“Estamos dando uma atenção especial à população de rua, principalmente neste período de pandemia. Este novo abrigo já estava sendo preparado antes da pandemia e aceleramos o processo para começar a funcionar neste momento”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira. 
 
 
Importante esclarecer que as pessoas em situação de rua são livres para aceitar ou não o acolhimento. As equipes de abordagem procuram convencer a população que está na rua da importância desse serviço, especialmente neste período de pandemia do coronavírus. A Prefeitura não tem atribuição legal de levar essas pessoas, de forma compulsória, a nenhum abrigo. 
 
 
 
Outros abrigos
 
Além desta unidade, foram entregues e estão funcionando outros dois abrigos emergenciais para atender à população de rua. Um com 30 vagas, para pessoas com sintomas gripais, e outro com 50 vagas, para quem tem mais de 60 anos ou doenças crônicas. 
 
 
 
Operação Inverno
 
 
A secretária Eliane Jocelaine destacou que a Operação Inverno teve início em 1º de maio. Na operação, o horário noturno da equipe de abordagem vai até a meia-noite todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana). Na abordagem, as pessoas que estão na rua são orientadas a ir ao abrigo municipal, o Samin. Os que não aceitam ir para o abrigo recebem cobertores. Foram entregues, até agora, mais de 1.700 cobertores.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Secretária de Assistência Social, Eliane Jocelaine: anúncio | Crédito: Fernanda Sunega

Secretária de Assistência Social, Eliane Jocelaine: anúncio

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Fachada do 3º abrigo emergencial | Crédito: Carlos Bassan

Fachada do 3º abrigo emergencial

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Banheiro do abrigo emergencial para pessoas em situação de rua | Crédito: Carlos Bassan

Banheiro do abrigo emergencial para pessoas em situação de rua