Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campinas pela Paz lança ação “Empatia por Telefone” para idosos


04/06/2020 - 16:37




A 3ª edição do “Fórum Campinas pela Paz - 2020”, que devido à necessidade de isolamento social este ano ocorre em formato virtual, terá uma programação estendida até o final do ano. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH)  organiza as atividades e, lançou, nesta quarta-feira, dia 3 de junho, a ação “Empatia por Telefone”.
 
 
 
A atividade é voltada para idosos em isolamento, com a participação voluntária de contadores de história (griots), que irão entrar em contato com os idosos pelo telefone. Além de contar histórias eles também estarão preparados para ouvir as histórias de vida dos idosos.
 
 
“A ação levará histórias e escutas para quem está sozinho, precisando de companhia. Empatia, solidariedade, preocupação com o outro são elementos fundamentais sempre, mas sobretudo em momentos tão difíceis como os que estamos vivendo”, argumentou a secretária Eliane Jocelaine Pereira.
 
 
 
De acordo com ela, uma história bem contada, uma escuta amiga, um momento de atenção qualificada ao outro, pode ter uma dimensão enorme na vida das pessoas que receberão os contatos da ação “Empatia pelo Telefone”, até mesmo em relação à doenças, como a depressão.
 
 
 
Como vai funcionar
 
Os contadores de história devem se inscrever como voluntários na plataforma do Transforma Campinas www.transformacampinas.com.br para que o Departamento de Direitos Humanos possa fazer a intermediação entre voluntários e idosos. 
 
 
As pessoas idosas, seus cuidadores ou responsáveis por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), por sua vez, deverão se inscrever junto à Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, pelo telefone (19) 3231-1867, Ramal 5, das 10h às 15h, ou pelo endereço eletrônico coordenadoriadoidoso@campinas.sp.gov.br 
 
 
Os interessados devem informar o nome da pessoa idosa, a idade, o número do telefone, a atividade preferida, por exemplo, se gosta de cozinhar, caminhar, conversar, tricotar entre outras e qual o melhor horário e o melhor dia da semana para receber a ligação.
 
 
Demais ações 
 
Outras ações do Fórum Virtual estão sendo programadas para o mês de junho. 
Entre elas está o “Campinas de Todos os Povos” que, em parceria com outras organizações, como o Ministério Público do Trabalho e a Unicamp, lançará o Projeto “Eu Abraço Esta Causa: Eu Uso Máscara” e o “Atlas Temático Migrações Internacionais para as Regiões Metropolitanas”. 
 
 
E também, “como junho é o Mês da Diversidade, teremos o lançamento de outras duas ações específicas relacionadas ao tema e à comunidade LGBT”, contou o diretor do Departamento de Direitos Humanos, Fábio Custódio. 
 
 
Estão previstos o lançamento da ação “Ensino de Inglês gratuito às mulheres e homens transexuais e pessoas em situação de vulnerabilidade social e preconceito de gênero” e a exposição virtual “Com Muito Orgulho”, que retratará um pouco das histórias de vida e do cotidiano dos servidores municipais LGBTs no enfrentamento ao novo coronavírus.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Empatia por Telefone: para ouvir e ser ouvido | Crédito: Divulgação

Empatia por Telefone: para ouvir e ser ouvido