Prefeitura formaliza parceria com Unicamp para ampliar doação de alimentos

03/06/2020 - 17:28

A Prefeitura de Campinas formalizou parceria com a Unicamp, por meio da campanha Unicamp Solidária – Cestas Básicas, que agregou a colaboração de vários outros parceiros para contribuir com a doação de alimentos e produtos de higiene no município. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo, na tarde desta quarta-feira, dia 3 de junho, pelas redes sociais. Iniciativa vai atender a quem quer doar e a quem precisa receber a doação por meio de aplicativo. Haverá um vale virtual para retirada das cestas.

“Temos uma parcela de população vulnerável e o nosso desafio é garantir que o alimento chegue a todos que necessitam, que ninguém fique para trás. Esta parceria é de extrema importância, especialmente neste período”, disse o prefeito Jonas Donizette.

Um dos parceiros é o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, que desenvolveu o aplicativo Viva Vida, que será um canal de comunicação entre doadores, Prefeitura e as pessoas que necessitam da doação de cestas básicas. A gestão do aplicativo será feita pela Prefeitura e não teve custo algum para a Administração.

“O alimento é um direito humano, básico e essencial. Investimos muito na política pública de segurança alimentar, para atender a população em vulnerabilidade. A pandemia trouxe realidades diferentes e esta parceria é fundamental para que consigamos atender a todos que precisam, com celeridade. Toda a sociedade precisa ter responsabilidade social”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira.

Doadores em geral, pessoa física ou jurídica, poderão doar via aplicativo e os beneficiários também poderão solicitar as cestas básicas. Os recursos doados serão direcionados à Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp), que comprará as cestas básicas, que serão entregues ao Banco Municipal de Alimentos.

Quem solicitar a doação de alimentos, terá os dados analisados pela Prefeitura e depois receberá um voucher virtual, com o local específico para a retirada da cesta, mais próximo de onde mora. O Banco Municipal de Alimentos distribui as cestas entre 198 pontos de distribuição, previamente cadastrados na Secretaria Municipal de Assistência Social, onde as famílias fazem a retirada.

O aplicativo será disponibilizado por Google Play e App store, para os sistemas Android e IOS e poderá ser utilizado a partir da próxima semana.

O Banco Itaú, por meio do Itaú Social, anunciou a doação de R$ 1,2 milhão, para a campanha Unicamp Solidária – Cestas Básicas. O repasse será feito em três parcelas, de R$ 400 mil. Com este recurso será possível comprar, no total, mais de 20 mil cestas básicas.

Videoconferência

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse durante videoconferência na manhã desta quarta-feira, que a universidade precisava se mobilizar e fazer algo para ajudar. As doações via Unicamp podem ser feitas pelo site www.funcamp.unicamp.br e, a partir da próxima semana, via o aplicativo Viva Vida.

Junto à campanha Unicamp Solidária também estão o projeto Comemos, idealizado em Israel, e parceria com o aplicativo Ifood. Ambos promovem ações cujo recursos são revertidos em cestas básicas.

A Coordenadoria de Georreferenciamento da Unicamp também criou um mapa georreferenciado (webmap) que vem auxiliando a Secretaria de Assistência Social na identificação e cadastramento da população para a distribuição de alimentos em Campinas.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Videoconferência reuniu prefeito Jonas Donizette, secretaria Eliane Jocelaine e reitor da Unicamp, Marcelo Knobel | Crédito: Fernanda Sunega

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Aplicativo possibilitará doações e cadastro para receber voucher de cesta básica | Crédito: Fernanda Sunega