Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Cultura anuncia medidas emergenciais para o setor durante a pandemia


21/05/2020 - 17:45




A publicação de Edital para a classe cultural da cidade foi anunciada pelo secretário de Cultura, Ney Carrasco, em live com os secretários municipais de Relações Institucionais, Wanderley Almeida; e de Saúde, Carmino de Souza, na tarde desta quinta-feira, 21 de maio.
 
 
O setor cultural foi um dos primeiros a parar e será um dos últimos a retomar as atividades, destacou Carrasco, lembrando da importância que o segmento mantém na economia, representando 4% do PIB nacional. 
 
 
O Edital, em fase de finalização, será destinado ao credenciamento de artistas e trabalhadores da cultura, residentes em Campinas, para produção de projetos de ações artístico-culturais a serem disponibilizados no canal online Cultura Abraça Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura.
 
 
Outra medida, que tem relação direta com este credenciamento, é o projeto Chapéu Virtual. Consiste em pedir à sociedade civil que contribua com doações ao Fundo de Assistência à Cultura (FAC). Os recursos financeiros obtidos com essas doações serão integralmente revertidos para este credenciamento, e outros editais que venham a ocorrer para enfrentamento à pandemia.
 
 
O titular da Cultura destacou a criação do Canal Cultura Abraça Campinas, no Youtube, para que o cidadão campineiro continue acompanhando a produção cultural tão rica e diversificada da cidade. Essa ferramenta virtual, que no momento é de entretenimento, se tornará importante registro histórico da produção cultural dessa época de pandemia. 
 
 
Durante a live, o secretário Ney Carrasco agradeceu ao  Conselho Municipal de Cultura e ao Fórum Permanente de Cultura pela construção do cadastro de agentes culturais, que servirá como conjunto de dados "importantíssimo" para a construção do Cadastro Municipal de Cultura, bem como uma base para saber aproximadamente quantos trabalhadores se encontram em situação de vulnerabilidade.
 
 
Carrasco ainda citou o envio à Câmara Municipal de Campinas dos projetos de lei do Plano Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Cultura. Tratam-se de iniciativas que irão dar diretrizes para a política cultural da cidade a longo prazo.
 
 
Por ser presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, o titular da Cultura reforçou o diálogo contínuo com representantes da esfera federal para as providências emergenciais no setor.
 
 
Feiras
 
Durante o encontro, o secretário Wanderley Almeida apresentou as propostas dos artesãos da Feira  de Artesanato do Centro de Convivência. A Secretaria de Cultura já vem desenvolvendo a  construção de um ambiente virtual, em parceria voluntária com o site campinas.com.br, no qual os trabalhadores possam expor e comercializar seus produtos. 
 
 
A Secretaria de Cultura disponibilizará, ainda, no local da Feira, os contatos daqueles que assim desejarem para que possam fazer suas vendas diretamente. 
 
 
Além disso, a Pasta iniciou uma programação de cestas básicas aos trabalhadores da Cultura. Para a retirada, os interessados devem fazer o agendamento pelo WhatsApp (19) 9-9546-6793, lembrando da importância da necessidade do uso da máscara de todos os envolvidos na ação.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretário de Cultura, Ney Carrasco: setor foi um dos primeiros a parar e será um dos últimos a retormar | Crédito: Carlos Bassan

Secretário de Cultura, Ney Carrasco: setor foi um dos primeiros a parar e será um dos últimos a retormar

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Ao fundo, telão exibe apresentação da Orquestra Sinfônica de

Ao fundo, telão exibe apresentação da Orquestra Sinfônica de "O Guarani" virtualmente