Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Sinfônica de Campinas é destaque no Jornal Nacional tocando virtualmente


21/05/2020 - 14:51




Mesmo em quarentena, os músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas encontraram uma alternativa para mostrar o que fazem com maestria: tocar as pessoas. O resultado está disponível no canal Cultura Abraça Campinas nas redes sociais e também foi exibido com destaque em matéria na edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, da última quarta-feira, 20 de maio.
 
 
Distantes de uma sala de concerto ou de um grande teatro, diretamente de suas casas, os artistas interpretaram a famosa abertura de "O Guarani" e homenagearam o compositor campineiro Carlos Gomes. Neste ano, são celebrados os 150 anos da estreia da composição, que é uma das mais famosas óperas de todos os tempos.
 
 
O vídeo original da Orquestra Sinfônica de Campinas pode ser visto no Canal Cultura Abraça Campinas no endereço https://www.youtube.com/watch?v=H7NWrrb0IkQ
 
 
O diferencial desse trabalho foi em relação à gravação sobreposta à versão original da abertura da ópera, de um concerto da Sinfônica, que teve a regência do maestro Victor Hugo Toro. Essa apresentação serviu de base para a criação.
 
 
A edição do vídeo levou 58 horas de trabalho e foi realizada pelo músico Walter Barthmann, que atuou como violoncelista da Sinfônica por 10 anos, entre as décadas de 1970 e 1980.
 
 
A reportagem do Jornal Nacional destacando a apresentação virtual da Orquestra Sinfônica de Campinas pode ser vista no link https://globoplay.globo.com/v/8568350/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar .
 
 
A matéria em formato ampliado foi exibida para o público local e regional na primeira edição do Jornal da EPTV desta quinta, 21 de maio. Para conferir, acesse 
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/05/21/longe-dos-palcos-musicos-da-sinfonica-de-campinas-gravam-opera-o-guarani-cada-um-da-sua-casa-video.ghtml .

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Músicos tocaram direto de suas casas | Crédito: Divulgação

Músicos tocaram direto de suas casas

Crédito: Divulgação

Foto: Material foi editado e ganhou destaque no jornalismo nacional e local | Crédito: Divulgação

Material foi editado e ganhou destaque no jornalismo nacional e local

Crédito: Divulgação

Foto: Edição do vídeo levou 58 horas e foi feita pelo músico Walter Barthmann, que por dez anos atuou como violoncelista da Sinfônica | Crédito: Divulgação

Edição do vídeo levou 58 horas e foi feita pelo músico Walter Barthmann, que por dez anos atuou como violoncelista da Sinfônica