Programa Juventude Conectada renova permanência de 17 bolsistas

21/05/2020 - 14:30

Dezessete bolsistas do Programa Municipal de Inclusão Digital “Juventude Conectada” renovaram sua permanência no programa por mais doze meses. O  novo Termo de Adesão está baseado no Decreto Regulamentador nº 20.827/2020. A assinatura do documento pelos bolsistas ocorreu nos últimos dias 18 e 19 de maio.

Voltado para jovens de 15 a 29 anos, o programa visa promover a inclusão social, a formação e a atuação comunitária desses bolsistas por meio da cultura digital.

Nos telecentros implantados em todas as regiões da cidade, os jovens atuam orientando a comunidade, principalmente os idosos, no acesso à internet, na utilização de programas de texto entre outras atividades online. Para isso, eles recebem uma bolsa no valor de R$ 551,82, relativo a 152,60 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs), por 20 horas semanais, além de vale-transporte.

Atuação

Devido à pandemia da Covid-19, que exige o distanciamento social, os telecentros estão fechados. Por isso, desde o último dia 6 de maio, bolsistas do programa estão atuando em agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) para orientar as pessoas em como usar as novas tecnologias para solicitar o auxílio emergencial do Governo Federal.

A atuação dos jovens ocorre por meio de uma parceria firmada entre a  Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) e a CEF.

Os jovens atuam das 8h às 14h, fazendo a triagem e atendendo ao cidadão para utilizar os aplicativos Auxílio Emergencial e Caixa Tem. Eles orientam as pessoas nos caixas eletrônicos, ajudam com cópias de documentos e formulários e prestam informações básicas nas filas.

Programa

Desde que foi implementado, em julho de 2014, mais de 600 jovens já passaram pelo programa, incluindo pessoas com deficiência. Como prevê a lei, o prazo de permanência é de 12 meses, prorrogável pelo mesmo período, desde que não exceda 24 meses.

O Juventude Conectada é um programa inclusivo tanto pela participação de bolsistas com deficiência como pela quebra de barreiras que tem acontecido nos telecentros com as pessoas que são atendidas por esses jovens.

O trabalho é gerenciado pela equipe da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Crédito: Divulgação

Foto: Bolsistas assinaram extensão do contrato para mais 12 meses nos últimos dias 18 e 19 de maio | Crédito: Divulgação