Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campinas Empreendedora lança programação virtual focada em superar a crise


20/05/2020 - 14:42




A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e o Sebrae lançaram uma série de ações gratuitas para empreendedores formais e informais neste momento de crise causada pela pandemia do novo coronavírus. São lives e cursos de empreendedorismo, finanças, marketing, planejamento, vendas e formalização formatados exclusivamente para a situação atual. Haverá também capacitações específicas para os negócios criativos do município, em parceria com o Movimento Campinas Criativa.
 
 
A programação começa na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, e vai até 5 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/caravana_campinas_empreendedora ou pelo telefone (19) 99385-5088 (WhatsApp Sebrae Campinas). As vagas são limitadas.
 
 
Para os empreendedores formalizados em Campinas, assim como os envolvidos no Movimento Campinas Criativa, as capacitações trarão temas como inovação nas vendas, proteção ao caixa e crédito. Os empresários irão aprender as estratégias necessárias para continuar vendendo e se relacionando com os clientes mesmo na crise. Aprenderão também como analisar a situação financeira da empresa e avaliar o nível de atendimento do próprio negócio.
 
 
A programação terá também informação de como calcular a necessidade real de capital e conhecer as principais linhas de crédito para seus negócios. Cada tema terá duas horas de duração. “Em tempos de pandemia, adaptação é a palavra-chave para encarar os problemas causados pela imprevisibilidade do mercado e pela interrupção temporária das atividades. Essa programação tem o objetivo de ajudar as micros e pequenas empresas a tomarem as decisões certas diante dos novos desafios”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, André von Zuben.
 
 
Já os empreendedores informais terão acesso a um curso de introdução aos conceitos de marketing, finanças, planejamento, modelo de negócios e formalização para abrir seu próprio negócio. Além disso, haverá na semana de 25 a 29 de maio cinco lives com temas como empreendedorismo, vantagens e benefícios de se tornar Microempreendedor Individual, digitalização, planejamento financeiro e tendências pós-pandemia abertos para toda a população.
 
 
Uma vez inscritos, os interessados receberão por e-mail a confirmação da inscrição com um link para acesso às capacitações escolhidas no dia e horário que serão realizadas. “Todas as ações são direcionadas às necessidades atuais dos empresários. Vamos apresentar ferramentas práticas de gestão gratuitamente a fim de preparar os empreendedores de Campinas para esse momento delicado”, explica o gerente regional do Sebrae em Campinas, Nilcio Freitas.
 
 
Programa Campinas Empreendedora
 
 
O Programa Campinas Empreendedora foi lançado no ano passado para fomentar o empreendedorismo, inovação e competitividade dos pequenos negócios no município. Entre as ações presenciais, o Programa levou o atendimento do Sebrae-Móvel e cursos de capacitações para atender a população nas regiões da cidade. “Ficamos felizes com as ações e resultados do Programa em 2019 e agora estamos nos adequando ao momento atual para continuar levando conhecimento e capacitação para os empreendedores”, reforça o secretário André von Zuben.
 
 
Com a suspensão das atividades presenciais nos bairros como medida para conter a disseminação do coronavírus, o secretário recorda que o Programa continua oferecendo mais de 100 cursos online gratuitos de empreendedorismo, incluindo cursos com foco no enfrentamento da crise causada pelo coronavírus. O endereço do site é o https://empreendedora.campinas.sp.gov.br/ .
 
 
 
Programação
 
 
Lives para empreendedores e futuros empreendedores
 
25/05 – 14h – Empreendedorismo como opção
 
26/05 – 14h – Vantagens e benefícios de se tornar Microempreendedor Individual
 
27/05 – 14h – Digitalize-se!
 
28/05 – 14h – Planejamento Financeiro
 
29/05 – 14h – Tendências pós Covid-19
 
 
Negócios Criativos – Parceria com o Movimento Campinas Criativa
 
25/05 – 19h – Enfrente a crise inovando nas vendas
 
27/05 – 19h – Enfrente a crise protegendo o caixa da sua empresa
 
29/05 – 19h – Enfrente a crise conhecendo o crédito certo para o seu negócio
 
 
Enfrentando a crise – negócios em geral
 
01/06 – 19h – Enfrente a crise inovando nas vendas
 
02/06 – 19h – Enfrente a crise protegendo o caixa da sua empresa
 
03/06 – 19h – Enfrente a crise conhecendo o crédito certo para o seu negócio
 
 
Enfrentando a crise – empreendedores informais
 
01/06 – 14h – Descomplique! – Empreendedorismo
 
02/06 – 14h – Descomplique! – Marketing
 
03/06 – 14h – Descomplique! – Finanças
 
04/06 – 14h – Descomplique! – Sua ideia de negócio
 
05/06 – 14h – Descomplique! – Formalização

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Lives estão programadas para ambiente virtual a partir do próximo dia 25 de maio | Crédito: Divulgação

Lives estão programadas para ambiente virtual a partir do próximo dia 25 de maio