Segunda etapa da parceria amplia atuação de bolsistas para agências da CEF

19/05/2020 - 14:37

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) começou nesta semana, a segunda etapa da parceria firmada com a Caixa Econômica Federal (CEF). Com isso, 40 bolsistas do Programa Municipal de Inclusão Digital Juventude Conectada passaram a atuar em nove agências bancárias da CEF para orientar as pessoas em como usar as novas tecnologias para solicitar o auxílio emergencial do Governo Federal.

O período de atuação dos jovens também foi ampliado. Na primeira fase eles ficavam das 8h às 12h, agora fazem a triagem e atendem ao cidadão para utilizar os aplicativos Auxílio Emergencial e Caixa Tem, até às 14h. Eles orientam as pessoas nos caixas eletrônicos, ajudam com cópias de documentos e formulários e prestam informações básicas nas filas.

As novas agências contempladas a partir de 18 de maio são as da Avenida Moraes Sales, Sousas e Saudade. Os bolsistas já estavam atuando, desde o dia 6 de maio, nas unidades do Ouro Verde, Amoreiras, Londres, Conceição, Rosário e Glicério.

“Fechamos essa parceria no início de maio, mas vamos ampliando a inserção do número de jovens de acordo com a necessidade da Caixa. Esta ação, além de colaborar com os cidadãos que é um dos princípios do programa, também possibilita novas experiências aos nossos bolsistas, o que é de suma importância para o crescimento pessoal e profissional de todos”, comentou a secretária Eliane Jocelaine Pereira.

Conforme o calendário de pagamentos divulgado pela Caixa, entre os dias 18 e  29 de maio, é disponibilizado o pagamento do Bolsa Família. Entre os dias 20 e  26 de maio será disponibilizado o saldo do aplicativo Caixa Tem, cujo saque em espécie da segunda parcela do auxílio emergencial poderá ser feito entre os dias 30 de maio e 13 de junho.

Relato dos jovens

De acordo com o coordenador do Programa, Felipe Gonçalves, os jovens estão bem empolgados com essa atividade. “A possibilidade de colaborar com as pessoas neste momento tão diferente para todos nós têm aflorado um sentimento de solidariedade na sociedade como um todo e, com os nossos bolsistas não tem sido diferente”, relatou.

Atuando na agência Ouro Verde, o bolsista Felipe Ricardo Alves dos Santos, conta que seu primeiro dia no local foi bem tranquilo. De acordo com ele, as pessoas têm se surpreendido com o atendimento e a agilidade. “Eles perguntam o que está acontecendo que não tem mais ninguém na fila como havia semana passada e explicamos que estamos dando assistência. E temos recebido bastante elogios. E o principal é que estamos aprendendo com os funcionários e com o gerente da agência, que tiram nossas dúvidas e nos ensinam”, contou.

Para outra jovem bolsista, Mariana Pavuna Tupinambá, a experiência tem sido positiva. ”Foi ótimo, lá na Conceição trabalhamos bastante, foi gratificante”, disse. Na agência Glicério, a bolsista Nayara Raiane retratou que está sendo muito bom poder ajudar. “Foi ótimo lá na Glicério. Trabalhamos bastante, principalmente a partir das 10 horas quando começa encher realmente. Mas está sendo muito bom poder ajudar”, comentou.

Locais de atuação dos bolsistas:

Agência Moraes Sales
Endereço: Avenida Doutor Moraes Sales, nº 1.186

Agência Sousas
Endereço: Avenida Antonio Carlos Couto De Barros, nº 1.023

Agência Saudade
Endereço: Avenida da Saudade, nº 805

Agência Jardim Ouro Verde
Endereço: Avenida Suaçuna, nº 757

Agência Jardim Londres
Endereço: Rua José Rosolem, nº 679

Agência Campinas Centro