Novo Fale Conosco da Emdec facilita atendimento ao público pela internet

12/05/2020 - 18:23

A Emdec lançou nesta terça-feira, dia 12 de maio, a versão atualizada do seu canal on-line de atendimento ao público, o Fale Conosco Emdec Web, acessado no endereço www.emdec.com.br/faleconosco. Uma mudança fundamental, que facilitará as solicitações dos munícipes, é que não será mais obrigatório se cadastrar para enviar mensagem, embora seja quase sempre recomendável informar o nome, e-mail e telefone.

Entre as inovações, destaca-se a possibilidade de anexar arquivos com as extensões em .pdf ou .jpg, recurso até então inexistente. O avanço viabiliza a tramitação de documentos e a inclusão de imagens nas reclamações, por exemplo. O canal oferece hoje as opções ônibus, fiscalização, sinalização e multas de trânsito, atendimento (esclarecimento de protocolos) e outros assuntos.

“Nossa filosofia é inovar, simplificar a vida da população e reduzir custos. O novo Fale Conosco Emdec Web segue nesta linha, particularmente estratégica em função da pandemia da Covid-19”, comenta o secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

“Mas mesmo superando gradualmente o isolamento social imposto pelo coronavírus, a política continuará sendo de desburocratização, focando nas alternativas a distância. Quando não for possível atender desta forma, faremos o devido agendamento. Modernizar o atendimento não significa comprometer sua universalidade”, explica Barreiro.

Passo a passo

Ao acessar o sistema, que fica no caminho Acesso à Informação/Fale Conosco do portal www.emdec.com.br, o cidadão seleciona inicialmente uma das seguintes opções:

- Fiscalização de trânsito – reclamações e solicitações (se for emergência, ligue no 118, na opção 1);

- Ônibus – reclamações e solicitações;

- Sinalização – implantação, alteração ou manutenção;

- Infrações/Multas – esclarecimentos e solicitações;

- Atendimento – esclarecimentos de protocolos;

- Outros assuntos – diversos.

Dependendo da escolha, o próprio Fale Conosco já abre os campos de preenchimento das informações associadas. “Ônibus”, por exemplo, pede o número, nome da linha e sentido de circulação. “Infrações/Multas”, a placa do veículo. “Esclarecimentos de protocolos”, o número do protocolo. A navegação ganhou interatividade.

Na segunda tela, do registro da solicitação, há um campo de no mínimo 20 e no máximo 1.200 caracteres para a mensagem. Abaixo, a possibilidade de anexar arquivos, como documentação e fotos, sendo até seis no total, na extensão .pdf ou .jpg, com limite de 500 kB por arquivo.

No espaço a seguir, “local da ocorrência”, às vezes exigido, a simples inserção do CEP já carrega o endereço. Uma vez selecionado o logradouro, basta acrescentar o número, possível complemento, bairro e ponto de referência.

A terceira e última tela é a dos dados do solicitante (nome, e-mail e telefone). A recomendação da Emdec é que sejam preenchidos, salvo em denúncias que se justifiquem anônimas. Preencher confere formalidade e permite entrar em contato, além de resultar em estatísticas reais das solicitações enviadas ao órgão. Este último fator interfere no planejamento e na execução das ações da empresa.

Informando um e-mail, o munícipe recebe as atualizações sobre o andamento da solicitação registrada. Do contrário, precisa anotar o número do protocolo gerado e consultar seu status acessando posteriormente a seção Consulta de Protocolo do portal. Esta consulta também pode ser feita pelo aplicativo móvel da Emdec, disponível como EMDEC no Google Play e App Store, para sistemas Android e iOS.

Canais de atendimento

Além do Fale Conosco Emdec Web, a empresa também atende a população por outros canais:

- Fale Conosco Emdec 118, telefone em que as emergências de trânsito são atendidas 24 horas, na opção 1 (ligações de fora de Campinas devem ser feitas no (19) 3766-2300);

- Fale Conosco Emdec Postal (Correios);

- Fale Conosco Emdec Presencial (balcões de atendimento da Sede, Agiliza Campinas e Poupatempo Campinas Shopping).

A pandemia da Covid-19 causou alterações nos atendimentos – os balcões permanecem todos fechados. Veja detalhes em www.emdec.com.br/covid-19.

Para mais informações, entre em contato pelo próprio Fale Conosco Emdec Web no http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=faleconosco

Foto: Canal pela web teve funções ampliadas | Crédito: Divulgação

Canal pela web teve funções ampliadas

Foto: Fale conosco: escolha o assunto primeiro | Crédito: Divulgação