Guarda Municipal distribui máscaras para conscientizar população em filas

15/04/2020 - 17:54

Quatro equipes da Guarda Municipal de Campinas realizaram uma ação educativa em pontos do centro da cidade e na região da Praça da Concórdia, no Distrito do Campo Grande, na tarde desta quarta-feira, dia 15 de abril, para distribuir máscaras descartáveis para pessoas que estivessem em filas aguardando atendimento. A iniciativa da Prefeitura visa alertar a população para importância do uso da proteção individual, que passará a ser obrigatória na próxima semana na cidade, segundo o decreto 20.782/2020 publicado hoje no Diário Oficial do Município.

Os guardas municipais fizeram a distribuição das máscaras no meio da tarde na região da avenida Francisco Glicério, onde há concentração de bancos e lotéricas, no Terminal Central de ônibus coletivo, e na Praça da Concórdia, que também reúne serviços essenciais autorizados a funcionar.

A GM distribuiu nesta quarta-feira 800 máscaras, 600 no centro e 200 no Campo Grande. Amanhã, quinta-feira, um segundo lote de máscaras descartáveis será entregue pelos guardas em alguns locais onde seja identificada a concentração de pessoas em filas à espera de atendimento, como lotéricas e bancos.

Alerta educativo

Ontem, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Jonas Donizette, falou sobre a possibilidade do Poder Público organizar a distribuição de máscaras que estivessem disponíveis na Secretaria de Saúde como uma ação educativa. A finalidade é para que as pessoas compreendam a importância de se proteger individualmente quando for necessário sair de casa para ir a algum estabelecimento comercial essencial, como bancos, mercados e lotéricas.

Pelo decreto publicado hoje, o comércio autorizado a funcionar na quarentena vai restringir o atendimento apenas para quem estiver utilizando máscaras. A obrigatoriedade do uso do artigo de proteção respiratória individual entrará em vigor no próximo dia 21 de abril. A Prefeitura recomenda que esses estabelecimentos tenham máscaras disponíveis para aqueles que comparecerem ao local.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Entrega no Terminal Central atendeu pessoas nas filas... | Crédito: Carlos Bassan

Entrega no Terminal Central atendeu pessoas nas filas...

Crédito: Carlos Bassan