Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Reintegração de crianças abrigadas ocorre até a próxima semana


08/04/2020 - 17:26




O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, reforçou na tarde desta quarta-feira, dia 8 de abril, em transmissão ao vivo pela internet, a reintegração e integração de 43 crianças e adolescentes às famílias como forma de melhorar a proteção e diminuir a circulação de pessoas nos abrigos e casas lares, por conta da pandemia do coronavírus. Eles irão para as casas de familiares, padrinhos e até funcionários públicos.
 
 
 
Esta é uma ação conjunta da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude (VIJ) e o Ministério Público, que realizou todas as orientações para a efetividade do processo. Campinas tem, atualmente, cerca de 330 crianças em acolhimento institucional.
 
 
 
O prefeito ressaltou que até o momento já foram reintegradas 23 crianças e adolescentes. “Todo esse processo está fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente que prevê expedição de guarda excepcional em situações de calamidade como é o caso da pandemia da Covid-19. Também precisamos deixar claro que esta ação ocorre por meio de um trabalho estreito com o Ministério Público e a Vara da Infância e Juventude”. 
 
 
 
A iniciativa tem dois processos diferentes. O primeiro chamado de reintegração, no qual as crianças estão retornando à família de origem – pai e mãe, avós, tios, entre outros membros do grupo familiar. Neste caso, o processo já estava em andamento e está sendo acelerado.
 
 
 
O segundo caso é de integração. Nesta situação, as crianças que permaneceriam no abrigo estão sendo levadas para casas de padrinhos afetivos e até funcionários. As crianças permanecerão nestas casas durante o período de isolamento social, depois retornarão aos abrigos.
 
 
A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, ainda destaca que "a atuação voluntária dos funcionários dos abrigos é louvável, pois serão a família temporária dessas crianças e adolescentes durante este período 24 horas por dia. É o aliar do trabalho técnico com a solidariedade".
 
 
A Fundação Feac e a Associação Bolsa de Valores Humanos (BVH) estão apoiando essas famílias com cestas básicas e kits de higiene.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito e secretária de Assistência Social anunciam processo com crianças e adolescentes abrigados na pandemia | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito e secretária de Assistência Social anunciam processo com crianças e adolescentes abrigados na pandemia